Warre Vangheluwe triunfa na etapa 2 do Gree – Tour of Guangxi! Max Kanter é o novo líder!
O belga Warre Vangheluwe (Soudal Quick-Step) venceu a segunda etapa do Gree – Tour of Guangxi, uma ligação de 181km entre Chongzuo e Jingxi, batendo ao sprint o alemão Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) e o britânico Jake Stewart (Israel – Premier Tech). Vangheluwe estreou-se assim a vencer no World Tour, mas o belga não sobe à liderança pois perdeu tempo na etapa 1. Sendo assim, por ter uma melhor soma de resultados que Gijs Van Hoecke (Intermarché – Wanty), Kanter é o novo camisola vermelha.
Fuga com fortes nomes consegue formar-se
A segunda etapa do Gree – Tour of Guangxi começou com Julien Vermote (Team Visma | Lease a Bike), Thomas Champion (Cofidis), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Taco Van der Hoorn (Intermarché – Wanty), Daan Hoole (Lidl – Trek), Filip Maciejuk (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Martin Svrcek (Soudal Quick-Step) e Chris Froome (Israel – Premier Tech) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os oito conseguiram uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão.
A 87km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, De Bondt assegurou a pontuação máxima. 26km depois, na primeira contagem do dia, Champion foi o primeiro a passar no alto. O pelotão começou a aumentar o ritmo, mas a fuga do dia ainda tinha uma vantagem de cerca de 3:00. A Bahrain Victorious e a UAE Team Emirates mostravam intenções de quererem lutar pela etapa.
Fuga alcançada já dentro do km final
A 36km do fim, na última subida do dia de 11.7km a 3.3%, Froome deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. O pelotão começou a aumentar o ritmo e vários ciclistas começavam a perder o contacto. 9km depois, De Bondt foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. O camisola vermelha, Lionel Taminiaux (Lotto Dstny) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
A 12km da meta, no último sprint intermédio do dia, Maciejuk conquistou a bonificação máxima. O pelotão impunha um forte ritmo, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de cerca de 1:00. Nos últimos kms, a cooperação começou a deixar de ser ideal na frente da corrida e o pelotão estava cada vez mais próximo. A 1km da meta, Van der Hoorn atacou e foi apenas seguido por Svrcek. Cerca de 400 metros depois, os dois acabaram por ser alcançados pelo pelotão.
Nova surpresa no Gree – Tour of Guangxi
Nos metros finais, uma queda acabou por acontecer no pelotão. Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) e Quinn Simmons e Jasper Stuyven (Lidl – Trek) ficaram envolvidos, mas os três conseguiram cruzar a linha de meta. Warre Vangheluwe surpreendeu ao lançar o sprint de longe e tinha Max Kanter na sua roda. O alemão não teve capacidade para passar o belga que estreou-se assim a vencer no World Tour na etapa 2 do Gree – Tour of Guangxi. Jake Stewart acabou por fechar o pódio.
Max Kanter é o novo líder da classificação geral e dos pontos do Gree – Tour of Guangxi. Filip Maciejuk é o novo líder da juventude e Dries De Bondt é o primeiro líder da montanha. A Israel – Premier Tech lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images