Lotte Kopecky conquista Simac Ladies Tour com vitória na etapa final!
A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) venceu a última etapa do Simac Ladies Tour, de 146.5km com partida e chegada em Arnhem, após passar nos últimos metros a neerlandesa Silke Smulders (Liv AlUla Jayco). A neerlandesa, Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) lançou a Campeã do Mundo e ainda conseguiu ser segunda! A belga Marthe Truyen (Fenix – Deceuninck) passou Smulders para fechar o pódio. Com os 10s conquistados na meta, Kopecky conquistou assim pelo 2º ano consecutivo o Simac Ladies Tour.
Aventura da fuga do dia
A última etapa do Simac Ladies Tour começou com um ritmo alto e nenhuma ciclista tentava sair do pelotão. Ao km 45, na primeira contagem do dia, Jeanne Korevaar (Liv AlUla Jayco) foi a primeira a passar no alto. Poucos kms depois, Ilaria Sanguineti (Lidl – Trek) atacou e isolou-se na frente da corrida. A italiana conseguiu uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.
A 59km do fim, Sanguineti acabou por ser alcançada. 3km depois, na segunda contagem do dia, Korevaar foi a primeira a passar no topo. A 49km do fim, na terceira contagem do dia, a neerlandesa foi novamente a primeira a passar no alto. Logo a seguir, vários ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhuma ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.
Silke Smulders tenta a sua sorte de longe
A 40km do fim, na quarta contagem do dia, Victoire Berteau (Cofidis) foi a primeira a passar no alto. 1km depois, Silke Smulders atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A jovem neerlandesa conseguiu uma vantagem de 20s sobre o pelotão. A 33km do fim, na quinta contagem do dia, Smulders foi a primeira a passar no alto. 9km depois, a neerlandesa tinha 28s de vantagem sobre o pelotão e conquistou novamente a pontuação máxima na sexta contagem do dia. Algumas ciclistas tentaram sair do pelotão e fazer a ponte para Smulders, mas acabaram por não ter sucesso.
A 16km da meta, na última contagem do dia, Smulders foi a primeira a passar no alto. 6km depois, a neerlandesa tinha uma vantagem de 30s sobre o pelotão. A 3km da meta, Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) tentaram sair do pelotão, mas não tiveram sucesso. A Team SD Worx-Protime impunha um forte ritmo no pelotão, mas Smulders estava a conseguir resistir. 1.5km depois, uma queda aconteceu no pelotão que acabou por partir.
Lotte Kopecky passa Smulders, nos últimos metros, e conquista a geral final
Nos metros finais, Lorena Wiebes começou a lançar o sprint final com Lotte Kopecky na sua roda. A 25 metros da meta, as duas passaram por Silke Smulders e Wiebes acabou por tirar pé para que Kopecky vencesse assim a etapa final e a classificação geral. Marthe Truyen fez um belo sprint e conseguiu passar Smulders para ser terceira. Elisa Balsamo (Lidl – Trek) não tinha o melhor posicionamento no início do km final e acabou por ser apenas quinta.
Lotte Kopecky é assim a grande vencedora do Simac Ladies Tour, batendo Franziska Koch (Team DSM-Firmenich PostNL) por 2s e Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) por 7s. Lorena Wiebes conquistou a classificação por pontos e Jeanne Korevaar a montanha. Zoe Backstedt foi a melhor jovem e a Team SD Worx-Protime a melhor equipa.
Homenagem a três grandes ciclistas que terminam a sua carreira
Alice Wood (Human Powered Health), Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health) e Christine Majerus (Team SD Worx-Protime) terminaram hoje no Simac Ladies Tour as suas carreiras no ciclismo. Antes do início da etapa, as três receberam uma pequena homenagem. Cordon-Ragot foi 18ª na etapa final com o mesmo tempo da vencedor. Wood foi 30ª e Majerus 31ª, ambas a 15s. Na geral, Cordon-Ragot foi 11ª a 48s, Majerus 17ª a 1:44 e Wood 31ª a 2:54.
Audrey Cordon-Ragot destacou-se ao ser 7 vezes Campeã francesa de contrarrelógio e 2 vezes de fundo. A francesa conquistou duas vitórias no World Tour, a clássica Vargarda WestSweden e uma vitória de etapa no Simac Ladies Tour em 2022. Nesse mesmo Simac, Cordon-Ragot conseguiu terminar em 2º na classificação geral. 1 anos depois, a francesa conseguiu ser Campeã da Europa de Estafeta Mista.
Christine Majerus terminou a sua carreira, sendo a melhor ciclista luxemburguesa de sempre. Majerus foi por 18 vezes Campeã do Luxemburgo de contrarrelógio e 14 vezes de fundo. No World Tour, conquistou em 2016 uma etapa no Tour of Britain e em 2019 venceu o Simac Ladies Tour. A luxemburguesa ainda foi Campeã do Mundo de contrarrelógio coletivo em 2016.
Alice Wood sofreu com lesões nos últimos anos da sua carreira, mas na sua melhor fase mostrou ser uma ciclista consistente. Wood nunca venceu no World Tour, mas conseguiu ser por 1 vez Campeã Britânica de contrarrelógio e de fundo e ainda foi Campeã do Mundo de contrarrelógio coletivo em 2018.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos