Christophe Laporte regressa às vitórias no Paris – Tours!

O francês Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) venceu o Paris – Tours, uma clássica de 215km entre Chartres e Tours, batendo ao sprint o checo Mathias Vacek (Lidl – Trek). O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) impôs-se ao sprint no pelotão para fechar o pódio a 21s. Laporte acabou por se estrear assim a vencer em 2024. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) fez mais uma bela corrida e terminou em 20º a 21s. António Morgado (UAE Team Emirates) também se mostrou, mas por causa de um furo, foi apenas 35º.

Fuga forma-se cedo no Paris – Tours

O Paris – Tours começou com um ritmo alto. Ao km 14, Edoardo Affini (Team Visma | Lease a Bike), Mikel Retegi (Equipo Kern Pharma), Enzo Boulet (CIC U Nantes Atlantique) e Ceriel Desal (Bingoal WB) atacaram e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 5:00 sobre o pelotão. Arnaud De Lie (Lotto Dstny) ficou envolvido numa queda, mas conseguiu regressar à bicicleta e reentrou no pelotão.

A 107km do fim, Affini e Desal sofreram uma queda. O italiano conseguiu reentrar no grupo da frente, mas o belga acabou por ser alcançado. Poucos kms depois, o pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem do trio da frente era de 1:50. A chuva também começou a intensificar e marcava cada vez mais os ciclistas. As estradas também estavam perigosas e quedas ou furos podiam muito bem acontecer.

Favoritos começam a mexer na corrida

A 68km do fim, Mads Pedersen (Lidl – Trek) surpreendeu ao mexer ainda muito cedo. O dinamarquês tentava a solo chegar ao trio da frente. 9km depois, Pedersen fez a ponte para o grupo da frente. Paul Penhoet (Groupama – FDJ) sofreu uma queda e acabou por abandonar a corrida. A 51km do fim, Retegi e Boulet cederam e foram alcançados pelo pelotão. 9km depois, Per Strand Hagenes (Team Visma | Lease a Bike) sofreu uma queda e acabou também por abandonar a corrida.

A 36km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. 3km depois, Christophe Laporte e Mathias Vacek saltaram do pelotão e rapidamente fizeram a ponte para o duo da frente. A 27km da meta, Affini perdeu o contacto com o grupo da frente. 2km depois, António Morgado saltou do pelotão e tentava a solo chegar ao grupo da frente. O português viu que não estava a conseguir fechar espaço e acabou por esperar pelo pelotão.

Laporte e Vacek isolam-se e disputam a corrida ao sprint

A 22km da meta, Pedersen pagou caro o seu ataque ainda de muito longe e deixou de ter capacidade para seguir Vacek e Laporte. Cerca de 7km depois, António Morgado sofreu um furo e perdeu o contacto com o pelotão. Rui Oliveira passou dificuldades, mas conseguiu manter-se no grupo. A 10km da meta, o duo da frente tinha uma vantagem de 30s sobre o pelotão. Poucos kms depois, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.

Christophe Laporte e Mathias Vacek seguiram juntos e acabaram por disputar a corrida ao sprint. O francês lançou o sprint final e o checo acabou por não ter resposta para Laporte que conquistou assim a sua primeira vitória esta temporada no Paris – Tours. No pelotão, Jasper Philipsen foi mais forte ao sprint que Mike Teunissen (Intermarché – Wanty) e Alexis Renard (Cofidis) para completar o pódio. Arnaud De Lie foi apenas sétimo.

Rui Oliveira não teve pernas para o sprint final. Mesmo assim, o português fez uma bela corrida e foi 20º a 21s. António Morgado estava a fazer uma excelente corrida e acabou por ser 35º a 2:31 por causa do furo. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) terminou em 84º a 6:16.

O pódio do Paris - Tours com Mathias Vacek, Christophe Laporte e Jasper Philipsen (Foto: Xavier Pereyron/SprintCyclingAgency©2024)
O pódio do Paris – Tours com Mathias Vacek, Christophe Laporte e Jasper Philipsen (Foto: Xavier Pereyron/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock