Niklas Behrens é o novo Campeão do Mundo de fundo em Sub-23!
O alemão Niklas Behrens venceu a prova de fundo dos Sub-23 masculinos nos Campeonatos do Mundo, uma ligação de 173.5km entre Uster e Zurich, após bater ao sprint o eslovaco Martin Svrcek numa fantástica corrida! O belga Alec Segaert completou o pódio a 28s. António Morgado foi o melhor português e terminou em 20º a 4:56. Daniel Lima também fez uma boa corrida e foi 22º a 5:05.
Começo com forte ritmo e favoritos mexem cedo na corrida
A prova de fundo dos Sub-23 masculinos nos Campeonatos do Mundo começou com Lewis Bower (Seleção da Nova Zelândia) e Emry Faingezicht (Seleção do Israel) a conseguirem uma pequena vantagem, mas ambos foram rapidamente alcançados. Ao km 10, Cole Kessler (Seleção dos Estados Unidos) e Bower atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Robert Donaldson (Seleção da Grã-Bretanha) fez a ponte para o duo da frente.
O pelotão nunca deu grande vantagem à fuga do dia que acabou por ser alcançada por volta do km 55. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer e alguns ciclistas começavam a perder o contacto com o pelotão. Ao km 68, Isaac Del Toro (Seleção do México) atacou e foi seguido por William Lecerf (Seleção da Bélgica). Poucos metros depois, os dois foram alcançados, mas o pelotão estava completamente partido. Os portugueses António Morgado e Daniel Lima estavam no pelotão. Gonçalo Tavares ainda resistiu durante alguns kms, mas acabou por ceder.
António Morgado ao ataque no início da segunda metade da corrida
Ao km 73, Noa Isidore (Seleção da França) e Arno Wallenborn (Seleção do Luxemburgo) conseguiram uma ligeira vantagem. 4km depois, o francês e o luxemburguês foram alcançados. Logo a seguir, Artem Shmidt (Seleção dos Estados Unidos) e Callum Thornley (Seleção da Grã-Bretanha) atacaram e conseguiram isolar-se.
A 78km do fim, Thornley e Shmidt foram alcançados. Logo a seguir, António Morgado atacou e conseguiu um pequeno espaço. Poucos metros depois, Davide De Pretto (Seleção da Itália) fez a ponte para o português. A 74km do fim, os dois acabaram por ser alcançados. Vários ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum ciclista conseguia ganhar um espaço importante. Um grupo com Jan Christen (Seleção da Suíça), Giulio Pellizzari (Seleção da Itália) e Martin Svrcek chegou a conseguir isolar-se, mas foi rapidamente alcançado.
Corrida completamente partida com Jan Christen a tentar a sua sorte de longe
A 57km do fim, António Morgado, Igor Arrieta (Seleção da Espanha), Martin Svrcek, Robin Orins (Seleção da Bélgica), Giulio Pellizzari, Johannes Kulset (Seleção da Noruega), Tibor Del Grosso (Seleção dos Países Baixos), Rasmus Pedersen (Seleção da Dinamarca) e Tim Torn Teutenberg (Seleção da Alemanha) conseguiram isolar-se na frente da corrida. A Suíça assumiu a perseguição aos nove da frente. 6km depois, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, Jan Christen atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Um grupo composto por Svrcek, Alec Segaert e Pellizzari formou-se na perseguição ao suíço.
A 47km do fim, Pellizzari atacou e tentava a solo chegar a Christen. Joe Blackmore (Seleção da Grã-Bretanha), Jarno Widar, Emiel Verstrynge, Robin Orins e William Lecerf (Seleção da Bélgica), Igor Arrieta e Ivan Romeo (Seleção da Espanha), Darren Rafferty (Seleção da Irlanda) Tibor Del Grosso, Niklas Behrens e Isaac Del Toro fizeram a ponte para Segaert e Svrcek. Lima e Morgado não conseguiram seguir estas movimentações, mas estavam ambos no mesmo grupo.
Niklas Behrens e Martin Svrcek passam diretos por Jan Christen
A 33km do fim, Pellizzari foi alcançado pelo grupo perseguidor. Christen seguia com um bom ritmo e tinha uma vantagem de cerca de 40s sobre os perseguidores. A 24km da meta, Widar atacou e foi seguido por Svrcek e Segaert. Poucos metros depois Blackmore, Behrens, Del Grosso e Del Toro chegaram aos três perseguidores. A 21km da meta, Segaert perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Del Grosso ainda aguentou durante alguns metros, mas também acabou por ceder.
A 14km da meta, Christen tinha apenas 18s de vantagem sobre os perseguidores. 3km depois, Behrens e Svrcek atacaram e Widar, Blackmore e Del Toro acabaram por ceder. A 10km da meta, o alemão e o eslovaco chegaram a Christen. Logo a seguir, Behrens atacou e só Svrcek conseguiu agarrar a sua roda. Christen acabou por ceder e recebeu a companhia de Del Toro. Blackmore e Widar foram a ritmo, mas também conseguiram chegar a Christen.
Niklas Behrens é o novo campeão do mundo após corrida espetacular de início ao fim
A 3km da meta, a diferença entre o duo da frente e os perseguidores era de 40s. Alec Segaert vinha a fazer uma grande recuperação a ritmo e conseguiu chegar ao grupo perseguidor. 1km depois, o belga atacou e tentava garantir a medalha de Bronze. Christen também largou Del Toro, Blackmore e Widar e tentava dar uma medalha à equipa da casa.
Niklas Behrens e Martin Svrcek seguiram juntos e acabaram por disputar o Ouro ao sprint. Behrens lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese para se tornar assim no novo Campeão do Mundo de fundo em Sub-23. Svrcek não teve resposta para o alemão e acabou por ficar com a Prata. Alec Segaert seguiu com o seu ritmo e conseguiu ficar com o Bronze. Jan Christen bem tentou conquistar uma nova medalha, mas acabou por ser 4º a 39s. Joe Blackmore foi mais forte que Isaac Del Toro e Jarno Widar para fechar o top5.
António Morgado não teve pernas nos últimos 50km, mas ainda assim fez uma boa corrida e acabou por ser 20º a 4:56. Daniel Limda também fez uma bela corrida e fechou em 22º a 5:05. Lucas Lopes e Gonçalo Tavares foram 63º e 70º, ambos a 15:43. Alexandre Montez não terminou a corrida.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: UCI