Matevz Govekar triunfa em Felixstowe! Stephen Williams conquista Tour of Britain!
O esloveno Matevz Govekar (Bahrain Victorious) venceu a última etapa do Tour of Britain, uma ligação de 158.4km entre Lowestoft e Felixstowe, batendo ao sprint o campeão dinamarquês Rasmus Pedersen (Decathlon AG2R La Mondiale Development Team) e o britânico Ben Swift (Ineos Grenadiers). O britânico Stephen Williams (Israel – Premier Tech) chegou no pelotão e conquistou a classificação geral.
Corrida com forte ritmo, marcada por echelons
A última etapa do Tour of Britain começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 14, no primeiro sprint intermédio do dia, Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) conquistou a pontuação máxima. 28km depois, Mathias Bregnhoj (Sabgal – Anicolor Cycling Team) e Jacob Scott (Rembe Pro Cycling Team Sauerland) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. Poucos kms depois, Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) fizeram a ponte para o duo da frente.
Ao km 66, cortes aconteceram no pelotão. 7km depois, o quarteto da frente foi alcançado pelo primeiro pelotão. A 69km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Tom Donnenwirth (Decathlon AG2R La Mondiale Development Team) conquistou 3s de bonificação. 19km depois, o grupo que estava atrasado acabou por partir e alguns ciclistas conseguiram reentrar no pelotão. Paul Magnier (Soudal Quick-Step) ficou envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar.
A 33km do fim, Jelte Krijnsen (Q36.5 Pro Cycling Team) conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia, Donnenwirth conquistou mais 2s de bonificação. Durante alguns, ataques aconteceram no pelotão com Remco Evenepoel e Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) em destaque, mas nenhum deles teve sucesso.
Grande triunfo de Govekar em Felixstowe
Nos últimos kms, o ritmo era elevado com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. Nos metros finais, Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) foi obrigado a lançar o sprint de longe. O britânico começou a quebrar e foi ultrapassado por Matevz Govekar. Ben Swift e Rasmus Pedersen rapidamente se colocaram lado a lado com o esloveno. Nos últimos metros, Govekar conseguiu ser mais forte que Pedersen e Swift para conquistar assim a sua segunda vitória da temporada na etapa final do Tour of Britain.
Oliver Rees e Mathias Bregnhoj (Sabgal – Anicolor Cycling Team) chegaram no pelotão e foram 27º e 31º, respetivamente. Julius Johansen (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 66º a 3:11 e Duarte Domingues (Sabgal – Anicolor Cycling Team) 89º a 7:52. Na geral, Bregnhoj conseguiu terminar em 8º a 1:58. Rees foi 24º a 4:32 e Johansen 25º a 4:56. Duarte Domingues foi 72º a 34:54.
Stephen Williams é o grande vencedor do Tour of Britain, batendo Oscar Onley por 16s e Tom Donnenwirth por 36s. Ethan Vernon conquistou a classificação por pontos e Callum Thornley (Trinity Racing) a montanha. Onley foi o melhor jovem e a Israel – Premier Tech a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tour of Britain