Olav Kooij vence batalha de titãs e conquista BEMER Cyclassics!
O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a BEMER Cyclassics, uma clássica de 177.5km com partida e chegada em Hamburgo, batendo ao sprint o italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty). Kooij conquistou a sua primeira clássica no World Tour e o seu oitavo triunfo da temporada.
Fuga facilmente se forma, mas corrida acaba por ser marcada por uma grande queda
A BEMER Cyclassics começou com diversas tentativas de ataque com Michael Morkov (Astana Qazaqstan Team), Taco Van der Hoorn (Intermarché – Wanty), Stefan De Bod (EF Education – EasyPost), Rémi Cavagna (Movistar Team), Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale) e Cyrus Monk (Q36.5 Pro Cycling Team) a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 7:30 sobre o pelotão.
Na segunda metade da corrida, o pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem da fuga começava a cair. A 76km do fim, uma grande queda aconteceu no pelotão. Tim Merlier (Soudal Quick-Step), Fernando Gaviria (Movistar Team) e Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) foram alguns dos ciclistas envolvidos. Trentin conseguiu retomar a corrida, mas Merlier e Gaviria acabaram por ser obrigados a abandonar. 10km depois, Cavagna perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado.
Fuga alcançada e alguns ciclistas tentam a sua sorte de longe
A 40km do fim, os cinco da frente tinham apenas 1:10 de vantagem sobre o pelotão. 13km depois, Caleb Ewan (Team Jayco-AlUla) e Paul Penhoet (Groupama – FDJ) sofreram uma queda e perderam assim as suas chances de lutar pela vitória. Logo a seguir, a fuga do dia acabou por ser alcançada. A 23km do fim, Alex Aranburu (Movistar Team) atacou e foi seguido por Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team). Os dois conseguiram uma vantagem de 35s sobre o pelotão. 7km depois, Christen cedeu e foi alcançado.
A 14km da meta, Rudy Molard (Groupama – FDJ) tentou sair do pelotão, mas foi rapidamente alcançado. 1km depois, Aranburu também acabou por ser alcançado. Nos últimos kms, a corrida estava bastante caótica com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão com o objetivo de colocar o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint final.
Olav Kooij triunfa em caótica chegada ao sprint
Nos metros finais, Danny Van Poppel (Red Bull – Bora – Hansgrohe) assumiu o comando e começou a lançar o sprint de Jordi Meeus (Red Bull – Bora – Hansgrohe). Olav Kooij lançou o sprint final e tinha Biniam Girmay na sua roda. Jonathan Milan estava fechado, mas nos últimos metros, conseguiu ter um espaço para sprintar. O italiano fez um grande sprint, mas acabou por não conseguir passar Kooij que conquistou assim a BEMER Cyclassics. Girmay conseguiu ser mais forte que Meeus para fechar o pódio. Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) foi apenas sétimo.
Os portugueses Ivo Oliveira e António Morgado (UAE Team Emirates) foram 109º e 110º, respetivamente, ambos a 4:29.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency