Fariba Hashimi faz história na etapa 5 do Tour Feminin l’Ardeche! Thalita De Jong segue líder!
A afegã Fariba Hashimi (WCC Team) venceu a quinta etapa do Tour Feminin l’Ardeche, uma ligação de 103.5km entre La Canourgue e Mont Lozère, após largar nos metros finais, a campeã polaca Dominika Wlodarczyk (UAE Development Team). A neerlandesa Thalita De Jong (Lotto Dstny) foi terceira a 24s e segue a camisola rosa.
Começo com ritmo alto, mas forte fuga consegue formar-se
A etapa rainha do Tour Feminin l’Ardeche começou com um ritmo alto. Ao km 11, na primeira contagem do dia, Thalita De Jong foi a primeira a passar no alto. 23km depois, a neerlandesa conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. A 51km do fim, Fariba Hashimi atacou e formou a fuga do dia. 7km depois, a afegã foi a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia. Valentina Cavallar e Lotte Claes (Arkea-B&B Hotels) sofreram uma queda e foram obrigados a abandonar a corrida.
A 34km do fim, Hashimi conquistou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Logo a seguir, Léa Curinier (FDJ-Suez), Célia Le Mouel (St Michel-Mavic-Auber93) e Dominika Wlodarczyk fizeram a ponte para a afegã. As quatro tinham uma vantagem de 1:15 sobre o pelotão. A 21km do fim, na terceira contagem do dia, Hashimi foi a primeira a passar no alto. Na frente da corrida, a cooperação era a ideal e a vantagem acabou por aumentar para 1:40 sobre o pelotão.
Fuga resiste e Fariba Hashimi faz história
A 8km da meta, no último sprint intermédio do dia, Wlodarczyk conquistou a pontuação máxima. 3.2km depois, as ciclistas entraram na subida final, o Mont Lozère, que tem uma pendente média de 6.5%. A 3km da meta, a diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de apenas 1:00. 1km depois, Curinier e Le Mouel deixaram de ter capacidade para seguir Hashimi e Wlodarczyk.
Nos metros finais, Fariba Hashimi conseguiu largar Dominika Wlodarczyk e acabou por conquistar assim a etapa rainha do Tour Feminin l’Ardeche. Thalita De Jong fez uma grande subida a ritmo e ainda conseguiu ser 3ª 24s. Maeva Squiban (Arkea-B&B Hotels) confirmou o seu bom momento de forma ao conseguir ainda ser 4ª a 33s. Marion Bunel (St Michel-Mavic-Auber93) também esteve muito bem e acabou por ser 6ª a 37s.
Thalita De Jong manteve a liderança da classificação geral, dos pontos, da montanha e dos sprints intermédios do Tour Feminin l’Ardeche. Marion Bunel é a melhor jovem e a Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com