Primoz Roglic conquista Alto de Moncalvillo e é o novo líder da La Vuelta!
O esloveno Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) venceu a décima nona etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 173.2km entre Logroño e Alto de Moncalvillo, após um grande solo de 5km. O francês David Gaudu (Groupama – FDJ) foi segundo e o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) terceiro, ambos a 46s. Com a vitória na etapa e os segundos ganhos na estrada, Roglic é assim o novo camisola vermelha.
Aventura da fuga do dia
A etapa 19 da La Vuelta a España começou com diversas tentivas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Os ataques continuaram durante vários kms, mas a fuga não estava a conseguir formar-se. Por volta do km 44, Vito Braet (Intermarché – Wanty), Fran Miholjevic (Bahrain Victorious) e Edward Planckaert (Alpecin – Deceuninck) atacaram e formaram a fuga do dia. 4km depois, Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) e Simone Petilli (Intermarché – Wanty) fizeram a ponte para o grupo da frente. Eduardo Sepulveda (Lotto Dstny) tentou também chegar ao grupo da frente, mas não teve sucesso.
A Red Bull – Bora – Hansgrohe mostrava intenções de lutar pela etapa ao comandar o pelotão e não dava à fuga uma vantagem superior a 4:30. A 78km do fim, na primeira contagem do dia, Miholjevic foi o primeiro a passar no alto. 10km depois, echelons aconteceram no pelotão. Mikel Landa (Soudal Quick-Step) ficou cortado, mas tudo acabou por se juntar poucos kms depois. Braet acabou por perder o contacto com o grupo da frente e foi alcançado.
A 14km do fim, no sprint intermédio do dia, Planckaert conquistou a pontuação máxima. O quarteto da frente tinha uma vantagem de 1:20 sobre o pelotão. 3km depois, Planckaert cedeu e foi alcançado. Miholjevic atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 9km da meta, Del Toro e Petilli foram alcançados. Poucos metros depois, no início do Alto de Moncalvillo, com 8.6km a 8.9%, Miholjevic foi também alcançado.
Grande aceleração da Red Bull – Bora – Hansgrohe e Roglic acaba por se isolar
A Red Bull – Bora – Hansgrohe entrou com tudo no Alto de Moncalvillo e os favoritos lutavam pelo melhor posicionamento possível. A 6km da meta, Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe), que estava na roda de Primoz Roglic, teve de abrir para o lado. Isto fez com que Daniel Martinez, Aleksandr Vlasov e Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) conseguissem um bom espaço sobre o pelotão. Poucos metros depois, Martinez abriu para o lado e Vlasov aumentou o ritmo em prol de Roglic. David Gaudu atacou e conseguiu um ligeiro espaço sobre o pelotão.
A 5km da meta, Vlasov abriu para o lado e Roglic impôs o seu ritmo. 500 metros depois, Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) atacou e chegou a Gaudu e Vlasov. Logo a seguir, Enric Mas (Movistar Team) também chegou ao grupo do equatoriano. Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) mostrou-se muito bem ao serviço de Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) e conseguiram fechar o espaço com Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla). Mattias Skjelmose não foi ao choque e a ritmo conseguiu chegar ao grupo perseguidor.
A 3.6km da meta, Mas atacou e tentava ainda chegar a Roglic. 200 metros depois, O’Connor deixou de ter capacidade para seguir Carapaz e Gaudu. Roglic tinha uma vantagem de 23s sobre Mas e cerca de 30s sobre Gaudu e Carapaz. O’Connor estava a 45s com Carlos Rodriguez, Skjelmose e Dunbar. A 2.3km da meta, o grupo do camisola vermelha chegou a Gaudu e Carapaz. Poucos metros depois, Sepp Kuss, Mikel Landa (Soudal Quick-Step) e Florian Lipowitz chegaram ao grupo do camisola vermelha.
Roglic imperial e é o novo camisola vermelha
A 1km da meta, O’Connor acabou por perder o contacto com o terceiro grupo. Roglic continuava com um grande ritmo e aumentava a vantagem sobre os perseguidores. Poucos metros depois, Gaudu atacou e tentava ganhar segundos aos seus principais adversários. Skjelmose também saltou do terceiro grupo e tentava chegar ao francês.
Primoz Roglic seguiu com o seu ritmo e conquistou assim o Alto de Moncalvillo na etapa 19 da La Vuelta. David Gaudu ainda conseguiu passar por Enric Mas para ser 2º a 46s. Mattias Skjelmose também passou por Mais e ainda chegou à roda de Gaudu para ser 3º a 46s. Mas acabou por ser apenas 4º a 50s. Mikel Landa chegou com Carlos Rodriguez a 57s. Richard Carapaz perdeu 1:03 e Ben O’Connor 1:49.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 109º a 16:43.
Primoz Roglic é assim o novo líder da classificação geral da La Vuelta a España. Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) segue líder dos pontos e Marc Soler (UAE Team Emirates) da montanha. Mattias Skjelmose é o novo líder da juventude e a UAE Team Emirates lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency