Jurgen Zomermaand vence contrarrelógio e é mais líder da Volta a Portugal Júnior!

O neerlandês Jurgen Zomermaand (Willebrord Wil Vooruit) venceu o contrarrelógio da etapa 4 da Volta a Portugal Júnior, um esforço individual de 19km ao redor de Penamacor, batendo o espanhol Emilio Garcia (Maguisa Guijuelo) por 16s e o espanhol Javier Cubillas (Grupo Fores – Hiper Europa) por 41s! A vitória colocou Zomermaand mais líder, tendo agora 1:33 sobre Enrique Maranchon (Picusa Academy).

Campeão Nacional na cadeira quente até ao top30

Em dia de jornada dupla, o contrarrelógio da Volta a Portugal Júnior foi o momento onde mais diferenças se fizeram. O primeiro tempo de referência foi marcado pelo recém-coroado Campeão Nacional de contrarrelógio júnior. Simão Silva (Academia Efapel de Ciclismo) cumpriu o esforço em 26:51, e esteve 40min na cadeira quente.

Foi com a aproximação ao top30 que as marcas começaram a melhorar. Tiago Carmo (ABTF Betão – Bairrada) foi quem conseguiu bater Simão Silva, com o tempo de 26:25. Logo de seguida, Thomas Huitema (Willebrord Wil Vooruit) chegava em 26:28 enquanto Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit) cumpria em 26:26. Logo a seguir, o melhor tempo foi batido! O espanhol Emilio Garcia fez um tempo canhão, que o colocava no primeiro posto, com 24:55.

Surpresas no top10 e uma grande luta pela geral

O brasileiro Davi Alves (Santa Maria da Feira / Segmento d´Época / Reol / Bolf) foi uma das surpresas do dia. Quando nada o fazia prever, o ciclista da formação da Feira colocou o tempo de 26:13, que o colocou no segundo lugar provisório. Poucos minutos depois, também Omer Ramon (Picusa Academy) se colocou no pódio do momento, com o registo de 26:17.

A chegada dos ciclistas do top10 da geral foi decisiva para o desenrolar final. Guilherme Lino (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) foi o primeiro com um grande tempo, com o registo de 25:36. Seguiu-se o espanhol Hector Celda (Picusa Academy), que gastou apenas 1s mais que o brasileiro. Javier Cubillas foi o candidato que sucedeu, com a marca de 25:20 a colocá-lo provisoriamente em segundo. Enrique Maranchon (Picusa Academy) esteve também num bom nível, mas 25:29 não eram suficientes para vencer.

Faltava chegar apenas o líder, Jurgen Zomermaand, que bateu toda a concorrência com o tempo de 24:39. A vitória permitia-lhe aumentar a liderança da classificação geral, aumentando a diferença para 1:33 sobre Enrique Maranchon. Com o triunfo, Zomermaand manteve a liderança da montanha e tornou-se o novo líder pontos. Maranchon segue o melhor jovem, enquanto a Picusa Academy é a nova líder por equipas.

Jurgen Zomermaand é mais líder da Volta a Portugal Júnior!
Jurgen Zomermaand é mais líder da Volta a Portugal Júnior!

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock