Jasper Philipsen vence caótica etapa 4 do Renewi Tour!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a quarta etapa do Renewi Tour, uma ligação de 178.5km entre Oostburg e Aalter, batendo ao sprint o francês, Campeão da Europa, Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) e o campeão belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny). O jovem belga Alec Segaert (Lotto Dstny) chegou no pelotão e segue o líder da geral.
Começo ofensivo e com forte ritmo
A quarta etapa do Renewi Tour começou com Jordy Bouts (Tdt-Unibet), Jack Rootkin-Gray (EF Education – EasyPost), Simon Pellaud (Tudor Pro Cycling Team), Ayco Bastiaens (Soudal Quick-Step), Alex Colman (Team Flanders – Baloise) e Luca De Meester (Bingoal WB) a saírem do pelotão e a conseguiram uma pequena vantagem. Por volta do km 10, o ritmo do pelotão aumentou e cortes começaram a acontecer, mas tudo acabou por se juntar.
Ao km 50, novos cortes aconteceram e o pelotão partiu-se em três grupos. Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) ficou envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar a corrida. 20km depois, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. No primeiro sprint intermédio do dia, Bouts conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, o grupo da frente acabou por ser alcançado.
Novo grupo se isola, mas acaba também por ser alcançado
A 78km do fim, Luca Van Boven (Bingoal WB), Stefan De Bod (EF Education – EasyPost) e Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) atacaram e conseguiram uma boa vantagem sobre o pelotão. 9km depois, Jan Maas (Team Jayco-AlUla), Bert Van Lerberghe (Soudal Quick-Step) e Alex Colman fizeram a ponte para o trio da frente. A 60km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Maas conquistou a pontuação máxima. O grupo da frente tinha uma vantagem superior a 1:00 sobre o pelotão.
A 19km da meta, no km de ouro, De Bod conquistou 9s de bonificação, Van Boven 6s e Van Lerberghe 3s. 7km depois, De Bondt atacou e isolou-se na frente da corrida. Maas, Colman, Van Lerberghe, De Bod e Van Boven acabaram por ser alcançados. A 8km da meta, De Bondt foi também alcançado pelo pelotão. O ritmo da corrida era elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão.
Philipsen regressa aos triunfos em final caótico
A 1km da meta, uma queda provocou cortes no pelotão. Mick Van Dijke (Team Visma | Lease a Bike), Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) e Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels) foram alguns dos ciclistas envolvidos. Cosnefroy ficou bastante maltratado. O francês acabou por cruzar a linha de meta, mas existe uma grande chance de ter fraturado a clavícula.
Nos metros finais, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) assumiu o comando e começou a lançar o sprint de Jasper Philipsen, que estava na sua roda. Philipsen lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua oitava vitória da temporada na etapa 4 do Renewi Tour. Christophe Laporte foi mais forte que Arnaud De Lie para ser segundo. Jonathan Milan (Lidl – Trek) estava bem colocado, mas começou a perder posições. O italiano parecia não estar a conseguir sprintar, por causa de um problema na bicicleta, e foi apenas 8º.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 20º com o mesmo tempo do vencedor.
Alec Segaert manteve a liderança da classificação geral e da juventude do Renewi Tour. Jasper Philipsen é o novo líder da classificação pontos e Jordy Bouts segue líder dos sprints intermédios. A Ineos Grenadiers lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Tim van Wichelen/Cor Vos