Edward Dunbar surpreende e conquista etapa 11 da La Vuelta!
O irlandês Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla) venceu a décima primeira etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 166.4km com partida e chegada em Padrón, após protagonizar um grande ataque a 600 metros da meta. Dunbar estreou-se a vencer no World Tour e bateu, o belga, Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) e, o britânico, Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) por 2s. Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) perdeu tempo para os seus principais rivais, mas segue o camisola vermelha.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A décima primeira etapa da La Vuelta a España começou com vários ciclistas a tentar formar a fuga do dia, mas nenhum deles teve sucesso. Ao km 24, um grupo de quinze ciclistas conseguiu um pequeno espaço sobre o pelotão, mas acabou por ser rapidamente alcançado. 18km depois, na primeira contagem do dia, Marco Frigo (Israel – Premier Tech) foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, Victor Campenaerts (Lotto Dstny) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida.
Os ataques continuaram no pelotão e, ao km 68, Attila Valter e Steven Kruijswijk (Team Visma | Lease a Bike), Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers), James Knox (Soudal Quick-Step), Carlos Verona e Sam Oomen (Lidl – Trek), Daniel Martinez e Nico Denz (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck), Marco Frigo, Corbin Strong e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech), Arjen Livyns e Eduardo Sepúlveda (Lotto Dstny), Reuben Thompson, Lorenzo Germani e Sven Erik Bystrom (Groupama – FDJ), Pelayo Sanchez (Movistar Team), Fran Miholjevic (Bahrain Victorious), Edward Dunbar e Filippo Zana (Team Jayco-AlUla), Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels), Max Poole e Chris Hamilton (Team DSM-Firmenich PostNL), Guillaume Martin, Ion Izagirre e Jesus Herrada (Cofidis), Gianmarco Garofoli (Astana Qazaqstan Team), Urko Berrade e Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma) e Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi) fizeram a ponte para Campenaerts.
Alguns ciclistas conseguem fazer a ponte para a fuga
Por volta do km 70, Quinten Hermans atacou e conseguiu juntar-se ao grupo da frente. Poucos kms depois, George Bennett (Israel – Premier Tech), Brandon Rivera (Ineos Grenadiers), Gijs Leemreize (Team DSM-Firmenich PostNL), Carlos Canal (Bahrain Victorious) e Patrick Gamper (Red Bull – Bora – Hansgrohe) saíram do pelotão e tentavam também chegar à frente da corrida. Livyns chegou a ter uma ligeira vantagem, mas foi rapidamente alcançado. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) sofreu uma queda no pelotão, mas conseguiu reentrar no pelotão.
Ao km 77, quando o grupo de George Bennett se juntou à fuga do dia, Meurisse atacou e conseguiu isolar-se. 4km depois, o belga foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. A 65km do fim, Meurisse tinha uma vantagem de 1:20 sobre o grupo perseguidor e 5:50 sobre o pelotão. 10km depois, a Israel – Premier Tech aumentou o ritmo e partiu completamente o grupo perseguidor. Poucos kms depois, na terceira contagem do dia, Meurisse foi o primeiro a passar no topo. O ritmo no grupo perseguidor, baixou um pouco e alguns ciclistas acabaram por reentrar.
Corrida começa a partir na frente da corrida e no pelotão
A 35km do fim, Meurisse foi alcançado pelo grupo perseguidor. 3km depois, o belga ainda conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. No pelotão, a Movistar Team aumentava o ritmo e tentava que George Bennett não ganhasse tanto tempo na geral. A 29km do fim, Isasa conseguiu uma pequena vantagem, mas foi rapidamente alcançado. Logo a seguir, novos ataques aconteceram, mas não tiveram sucesso.
A 15km da meta, Campenaerts tentou isolar-se, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. 2km depois, Berrade, Rivera, Leemreize, Miholjevic, Herrada, Campenaerts, Zana e Verona. A 10.8km da meta, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Puerto Cruxeiras, com 2.9km a 8.9%. Berrade rapidamente acelerou e foi apenas seguido por Zana e Verona. No pelotão, a Red Bull – Bora – Hansgrohe aumentou o ritmo e o pelotão começava a partir.
Trio isola-se na frente da corrida e Primoz Roglic mexe no pelotão
A 8.5km da meta, Max Poole saltou do grupo perseguidor e começava a fechar o espaço para o grupo da frente. Poucos metros depois, o britânico chegou ao grupo da frente. Zana acabou por ceder e foi alcançado pelo grupo perseguidor. Verona acabou por ser o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. No pelotão, Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) atacou e foi apenas seguido por Enric Mas (Movistar Team).
A 6km da meta, Ben O’Connor e Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) perderam contacto com o grupo de Richard Carapaz e Mikel Landa (Soudal Quick-Step). 1.5km depois, Mikel Landa, Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) e David Gaudu (Groupama – FDJ) chegaram a Roglic e Mas. Poucos metros depois, Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) também conseguiu chegar ao grupo do esloveno.
Edward Dunbar surpreende com grande ataque nos metros finais
A 2km da meta, Narvaez e Hermans fizeram a ponte para o grupo da frente. Cerca de 500 metros depois, o grupo perseguidor chegou ao grupo da frente. Ataques começaram a acontecer, mas nenhum deles teve sucesso. A 600 metros da meta, Edward Dunbar atacou e conseguiu um excelente espaço. Nos metros finais, Max Poole atacou e tentava ainda chegar ao irlandês. Quinten Hermans foi o único que tentou seguir Poole. Dunbar manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua primeira vitória no World Tour na etapa 11 da La Vuelta. Hermans ainda passou Poole para ser segundo a 2s.
Mattias Skjelmose, Carlos Rodriguez, David Gaudu, Primoz Roglic, Mikel Landa e Enric Mas chegaram juntos a 3:31 do vencedor. Richard Carapaz e Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) perderam 15s para este grupo e Ben O’Connor, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), Adam Yates (UAE Team Emirates), Florian Lipowitz e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) perderam 37s.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 93º a 10:06.
Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Adam Yates segue líder da montanha e Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) dos pontos. Carlos Rodriguez é o novo líder da juventude e a UAE Team Emirates lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency