Jonathan Milan soma 10ª triunfo do ano na etapa 1 do Renewi Tour!

O italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) venceu a primeira etapa do Renewi Tour, uma ligação de 163km entre Riemst e Bilzen, batendo ao sprint o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e o francês Axel Zingle (Cofidis). O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) também esteve no sprint final e acabou por ser 11º. Milan conquistou a sua décima vitória da temporada e é o primeiro líder da classificação geral.

Fuga forma-se cedo na etapa

A primeira etapa do Renewi Tour começou com diversas tentativas de ataque com Ceriel Desal e Loic Vliegen (Bingoal WB), Lars Craps (Team Flanders – Baloise) e Axel Huens e Jordy Bouts (Tdt-Unibet) a formarem a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 2:30 sobre o pelo pelotão que era comandado pela Alpecin – Deceuninck, Soudal Quick-Step e Team Visma | Lease a Bike.

Na segunda metade da corrida, o ritmo começou a aumentar e a vantagem da fuga começava a cair. A 50km do fim, Daan Hoole (Lidl – Trek) sofreu uma queda. O neerlandês era um dos ciclistas importantes do comboio de Jonathan Milan e acabou por abandonar a corrida. 18km depois, Alberto Bettiol (Astana Qazaqstan Team) teve um problema mecânico, mas conseguiu reentrar no pelotão. A 33km do fim, no km de ouro, Huens conquistou 6s de bonificação, Desal 5s, Craps 4s e Bouts 3s. 7km depois, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) estava a ter dificuldades em seguir o ritmo do pelotão.

Fuga alcançada e Milan triunfa em final marcado por quedas

A 17km da meta, a fuga do dia foi alcançada. 2km depois, uma queda aconteceu no pelotão. Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) e Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) ficaram envolvidos e perderam assim as suas chances de lutarem pela etapa. Nos últimos kms, o ritmo era elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão.

Nos metros finais, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) começou a lançar o sprint final. O Campeão do Mundo tinha Jonathan Milan e Jasper Philipsen na sua roda. O italiano lançou o sprint final com o belga a colocar-se ao seu lado. Philipsen não teve capacidade para passar Milan que conquistou assim a etapa 1 do Renewi Tour. Axel Zingle fez um belo sprint e surpreendeu ao conseguir dar luta a Philipsen, mas acabou por ser terceiro.

Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) foram 4º e 5º, respetivamente. Ao cruzaram a linha de meta, os dois tocaram um no outro e foram ao chão. Ambos ficaram maltratados e ainda não se sabe se poderão ou não partir amanhã. Uns minutos após o fim da jornada, Merlier acabou por ser relegado e Groenewegen assumiu assim a 4ª posição.

Rui Oliveira terminou assim em 11º com o mesmo tempo do vencedor.

Jonathan Milan é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos do Renewi Tour. Arnaud De Lie (Lotto Dstny) é o primeiro líder da juventude e Jordy Bouts dos sprints intermédios.

Jonathan Milan é o primeiro líder do 19º Renewi Tour
Jonathan Milan é o primeiro líder do 19º Renewi Tour

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock