Wout Van Aert faz o hat-trick na etapa 10 da La Vuelta!

O belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) venceu a décima etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 159.6km entre Ponteareas e Baiona, batendo ao sprint o francês Quentin Pacher (Groupama – FDJ). O espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) completou o pódio a 2:01. O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) chegou no pelotão e segue o camisola vermelha.

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A décima etapa da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 8, Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team) e Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels) conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão. 4km depois, os três foram alcançados. Os ataques continuaram durante vários kms, mas a fuga não estava a conseguir formar-se.

Por volta do km 25, Marc Soler (UAE Team Emirates), William Lecerf (Soudal Quick-Step) e Wout Van Aert atacaram e formaram a fuga do dia. 2km depois, Van Aert foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. Os ataques continuavam no pelotão, mas nenhum ciclista estava a conseguir juntar-se ao trio da frente. Ao km 44, Juri Hollmann (Alpecin – Deceuninck) e Quentin Pacher (Groupama – FDJ) atacaram e conseguiram chegar ao grupo da frente. Poucos kms depois, Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla) saltou do pelotão e tentava a solo chegar ao grupo da frente.

Wout Van Aert e Quentin Pacher isolam-se na frente da corrida

A 70km do fim, De Marchi foi alcançado. Os cinco da frente tinham uma vantagem de quase 5:00 sobre o pelotão. 15km depois, na segunda contagem do dia, William Lecerf foi o primeiro a passar no alto. A 42km do fim, Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) estavam com dificuldades em seguir o ritmo do pelotão que era comandado pela Decathlon AG2R La Mondiale. 2km depois, na terceira contagem do dia, Van Aert foi o primeiro a passar no topo.

A 31km do fim, Van Aert atacou e conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. O belga continuou com o ataque e só Pacher conseguiu chegar à roda do belga. Poucos metros depois, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Alto de Mougás, com 9.9km a 6%. Hollmann rapidamente cedeu no grupo perseguidor, mas Soler e Lecerf não conseguir ganhar tempo ao duo da frente.

Duo da frente segue junto e favoritos não mexem na corrida

A 25km da meta, Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) aumentou o ritmo e o pelotão começou a partir. 1.5km depois, Lecerf largou Soler e tentava ainda chegar ao grupo da frente. A 22km da meta, Cepeda abriu para o lado. Alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. A Decathlon AG2R La Mondiale voltou a assumir a comando e alguns ciclistas conseguiram reentrar. 2km depois, Van Aert foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Lecerf acabou por ser alcançado por Soler.

A 10km da meta, os dois da frente tinham 1:10 de vantagem sobre os perseguidores e 5:00 sobre o pelotão. 5km depois, Hollmann reentrou no grupo perseguidor. A 3km da meta, Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) saiu do pelotão e tentava garantir um lugar entre os 6 primeiros. 1.2km depois, Pacher tentou isolar-se na frente da corrida, mas Van Aert facilmente seguiu a sua roda.

King Kong conquista as ruas de Baiona

Quentin Pacher e Wout Van Aert seguiram juntos até à linha de meta e acabaram por disputar a etapa ao sprint. O belga lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua terceira vitória da temporada na etapa 10 da La Vuelta a España. Marc Soler conseguiu ser mais forte que William Lecerf e Juri Hollmann para ser terceiro a 2:01. Txomin Juaristi ainda foi 6º a 5:13. Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) impôs-se ao sprint no pelotão para ser 7º a 5:31.

O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 83º a 17:16.

Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Wout Van Aert reforçou a sua liderança da classificação por pontos e ainda foi o combativo do dia. Adam Yates (UAE Team Emirates) segue líder da montanha e Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) da juventude. A UAE Team Emirates lidera por equipas.

Ben O'Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: ASO)
Ben O’Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock