Daniela Campos vence etapa final e juventude da Vuelta a Colombia Femenina!

A portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CM Team) foi um dos destaques da 9ª edição da Vuelta a Colombia Femenina! A campeã nacional de fundo e contrarrelógio foi a melhor jovem da competição e ainda conquistou uma etapa. A geral foi conquistada pela venezuelana Lilibeth Chacón (Pato Bike BMC Team) que bateu a canadiana Nadia Gontova (DNA Pro Cycling Team) por 21s e a colombiana Estefania Herrera (Mujeres Antioquia) por 3:22. Daniela conseguiu fechar a corrida na 4ª posição a 4:24.

Daniela Campos conquistou a sua 4ª vitória da temporada na etapa final da Vuelta a Colombia Femenina
Daniela Campos conquistou a sua 4ª vitória da temporada na etapa final da Vuelta a Colombia Femenina

Etapa 1

A primeira etapa da Vuelta a Colombia Femenina tinha um percurso de 101.9km com partida e chegada em Cartagena. A jornada era maioritariamente plana e tal como esperado tivemos a primeira chegada ao sprint. A colombiana Elizabeth Castano (Colombia Potencia de la Vida Strongman) conseguiu impor-se ao sprint para ser a primeira líder da geral. Castano bateu a sua compatriota Diana Penuela (DNA Pro Cycling Team) e a italiana Valentina Basilico (Eneicat-CM Team). Daniela Campos chegou no pelotão e foi 68ª.

Etapa 2

A segunda etapa da Vuelta a Colombia Femenina tinha um percurso de 127.5km entre Cartagena e Barranquilla. A etapa era maioritariamente plana e as sprinters tinham aqui uma nova chance para brilhar. Elizabeth Castano abandonou a corrida durante a etapa, mas a Colombia Potencia de la Vida Strongman conseguiu redimir-se desta grande perda. A colombiana Paulo Carrasco conseguiu vencer a etapa ao sprint, ficando à frente da sua compatriota e colega de equipa Maria Alarcon. Daniela Campos chegou no pelotão e foi 31º. Diana Penuela assumiu a liderança da geral.

Etapa 3

A terceira etapa da Vuelta a Colombia Femenina tinha um percurso de 108.4km entre Barranquilla e Pozo Azul. A jornada era toda plana até à subida final, a Pozo Azul, com 11.7km a 5.8%. Esther Munoz (Pato Bike BMC Team) e Estefania Herrera conseguiram isolar-se e disputaram a etapa ao sprint. A venezuelana acabou por levar a melhor sobre a colombiana para vencer assim a etapa 3 e ser a nova líder da geral. Lilibeth Chacón chegou com Nadia Gontova a 16s. Daniela Campos fez uma bela subida a ritmo e conseguiu ser 9ª a 1:33. A portuguesa assumiu a liderança da juventude e era 9ª na geral.

Etapa 4

A quarta etapa da Vuelta a Colombina Feminina tinha um percurso de 134km entre Ciénaga e Bosconia. A jornada era totalmente plana e seria a última chance para as sprinters vingarem. Valentina Basilico conseguiu impor-se ao sprint e conquistou o tão desejado triunfo. A italiana bateu a neozelandesa Rylee McMullen (DNA Pro Cycling Team) e a boliviana Floren Scrafton (Quici Sport – Escarabajos). Daniela Campos fez um grande lançamento para Basilico e ainda conseguir ser 5ª. A portuguesa seguia em nono na geral e manteve a liderança da juventude. Esther Munoz manteve também a liderança da geral.

Etapa 5

A quinta etapa da Vuelta a Colombia Feminina tinha um percurso de 121.2km entre Valledupar e Pueblo Bello. A etapa era toda plana até à subida do dia, o Alto Vista Hermosa, com 12.4km a 6.6%. Após o topo, as ciclistas tinham uma ligeira descida e uma pequena parte plana que as levava até à meta. Lilibeth Chacón acabou por não dar hipótese à concorrência e assumiu assim a liderança da geral. Nadia Gontova foi 2ª a 2:03 e, a espanhola, Ariana Gilabert (Eneicat-CM Team) 3ª a 2:13.

Daniela Campos não tinha uma jornada para as suas características, mas ainda conseguiu ser 14ª a 4:43. Na geral, Daniela manteve a 9ª posição. A portuguesa perdeu a liderança da juventude para Sara Benitez (Colombia Potencia de la Vida Strongman), mas estava a apenas 26s da colombiana e no contrarrelógio tinha grandes chances de recuperar o tempo perdido.

Última etapa

A etapa final da Vuelta a Colombia Femenina era um contrarrelógio de 28.1km entre Valledupar e César. O contrarrelógio era maioritariamente plano e favorecia as principais roladoras presentes. Daniela Campos tinha uma excelente etapa para si. A portuguesa aproveitou muito bem esta chance e conseguiu conquistar a etapa, batendo Nadia Gontova por poucas centésimas de segundo. Lilibeth Chacón foi apenas 7ª a 1:50, mas conseguiu segurar a liderança da geral.

Lilibeth Chacón foi assim a grande vencedora da Vuelta a Colombia Femenina, batendo Nadia Gontova por 21s e Estefania Herrera por 3:22. Com o resultado no contrarrelógio, Daniela Campos subiu para 4ª, na geral, a 4:24 e conseguiu vencer a juventude. Lilibeth Chacón também venceu a montanha. Maria Alarcon venceu a classificação por pontos e Katherin Montoya (Boneshaker Project p/b Roxo) os sprints intermédios. A Pato Bike BMC Team venceu a classificação por equipas.

Pódio Final

Pódio Final da Vuelta a Colombia Femenina com Nadia Gontova, Lilibeth Chacón e Estefania Herrera
Pódio Final da Vuelta a Colombia Femenina com Nadia Gontova, Lilibeth Chacón e Estefania Herrera
Daniela Campos foi a melhor jovem da 9ª edição da Vuelta a Colombia Femenina
Daniela Campos foi a melhor jovem da 9ª edição da Vuelta a Colombia Femenina
O top3 final da geral e as vencedoras das classificações da Vuelta a Colombia Femenina
O top3 final da geral e as vencedoras das classificações da Vuelta a Colombia Femenina

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Vuelta a Colombia Femenina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock