Jonathan Milan faz o hat-trick na etapa 3 do Deutschland Tour!
O italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) venceu a terceira etapa do Deutschland Tour, uma ligação de 211.1km entre Schwabisch Gmund e Villingen-Schwenningen, batendo ao sprint o alemão Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) e o belga Jordi Meeus (Red Bull – Bora – Hansgrohe). O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) chegou no pelotão e segue o camisola azul.
Forte fuga consegue formar-se
A terceira etapa do Deutschland Tour começou com algumas tentativas de ataque, mas nenhum delas teve sucesso. Ao km 9, William Barta (Movistar Team), Simon Dehairs (Alpecin – Deceuninck) e Lilian Calmejane (Intermarché – Wanty) conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão. 9km depois, os três foram alcançados. Logo a seguir, Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike), Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team), Taco Van der Hoorn (Intermarché – Wanty), Mattéo Vercher (TotalEnergies) e Dawit Yemane (Bike Aid) atacaram e formaram a fuga do dia.
Ao km 43, na primeira contagem do dia, Nordhagen foi o primeiro a passar no alto. A fuga do dia tinha uma vantagem de 4:30 sobre o pelotão. 28km depois, na segunda contagem do dia, Nordhagen assegurou novamente a pontuação máxima. Ao km 90, na terceira contagem do dia, o norueguês foi o primeiro a passar no alto. Yemane deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado.
Buitrago faz a ponte para a fuga
A 100km do fim, a diferença entre o quarteto da frente e o pelotão era de 5:00. 22km depois, na última contagem do dia, Nordhagen foi o primeiro a passar no topo. Alguns kms depois, a Uno-X Mobility e a Red Bull – Bora – Hansgrohe ajudavam a Lidl – Trek na frente do pelotão, pois tinham aspirações em lutar pela etapa. A 62km do fim, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) atacou e tentava a solo chegar ao grupo da frente. 10km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Mayrhofer assegurou a pontuação máxima.
A 37km do fim, Buitrago juntou-se ao quarteto da frente. 6km depois, Van der Hoorn tentou isolar-se, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. A 23km do fim, Buitrago conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. O pelotão estava a aumentar o ritmo e a fuga tinha uma vantagem de apenas 45s.
Fuga alcançada e Lidl – Trek volta a vencer em nova chegada ao sprint
A 16km da meta, Buitrago atacou e foi apenas seguido por Vercher. Nordhagen, Mayrhofer e Van der Hoorn foram alcançados. Logo a seguir, Gil Gelders (Soudal Quick-Step), Toms Skujins (Lidl – Trek) e Jonas Rutsch (EF Education – EasyPost) saíram do pelotão e juntaram-se ao duo da frente. A 11km da meta, o grupo da frente foi alcançado. 3km depois, no sprint bonificado do dia, Danny Van Poppel (Red Bull – Bora – Hansgrohe) assegurou a bonificação máxima.
Nos metros finais, Mads Pedersen comandava o pelotão e lançava o sprint de Jonathan Milan. O italiano lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua nona vitória da temporada na etapa 3 do Deutschland Tour. Max Kanter conseguiu ser mais forte que Jordi Meeus para ser segundo. Destaca-se o bom sprint do jovem Tibor Del Grosso (Alpecin – Deceuninck) que conseguiu ser sétimo.
O português Rúben Guerreiro (Movistar Team) chegou no pelotão e foi 26º. Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) não terminou a etapa.
Mads Pedersen manteve a liderança da classificação geral do Deutschland Tour. Jonathan Milan segue líder dos pontos e Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) da juventude. Jorgen Nordhagen é o novo líder da montanha e a Red Bull – Bora – Hansgrohe lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images