Arnaud Demare conquista etapa final do Tour du Poitou-Charentes! Soren Waerenskjold vence geral!

O francês Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels) venceu a última etapa do Tour du Poitou-Charentes, uma ligação de 174km entre Fontaine-le-Comte e Poitiers, batendo ao sprint o seu compatriota Paul Penhoet (Groupama – FDJ) e o belga Gianluca Pollefliet (Decathlon AG2R La Mondiale). O norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility) chegou no pelotão e conquistou pelo segundo ano consecutivo a camisola branca.

Fuga forma-se cedo na jornada

A última etapa do Tour du Poitou-Charentes começou com um ritmo alto. Ao km 3, no primeiro sprint intermédio do dia, Thomas Gachignard (TotalEnergies) assegurou a pontuação máxima. Logo a seguir, Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), David Martin (Team Polti Kometa), Baptiste Gillet (Arkea-B&b Hotels), Sebastian Berwick (Caja Rural – Seguros RGA) e Axel Zucarelli (Nice Métropole Côte d’Azur) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 27, no segundo sprint intermédio do dia, De Bondt conquistou a pontuação máxima. A Arkea-B&B Hotels e a Uno-X Mobility comandavam o pelotão que estava a cerca de 3:30 da fuga do dia. A 73km do fim, na primeira contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no topo. 4km depois, Gillet deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da fuga do dia e foi alcançado. No último sprint intermédio do dia, De Bondt assegurou novamente a pontuação máxima.

Fuga alcançada nos últimos kms e nova caótica chegada ao sprint

A 54km do fim, na segunda contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no topo. 5km depois, na última contagem do dia, o espanhol foi novamente o primeiro a passar no alto. Berwick acabou por ceder e foi alcançado. Poucos kms depois, Martin também acabou por ceder e foi alcançado pelo pelotão que estava a aumentar o ritmo.

A 25km da meta, o duo da frente tinha apenas 40s de vantagem sobre o pelotão. 6km depois, De Bondt acelerou e Zucarelli acabou por ceder. O belga estava a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão, mas acabou por ser alcançado a 5km da meta. Logo a seguir, novos ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. No sprint final, Arnaud Demare conseguiu ser o mais forte para se estrear assim a vencer esta temporada na etapa final do Tour du Poitou-Charentes. Paul Penhoet foi segundo e Gianluca Pollefliet surpreendeu ao ser terceiro.

Soren Waerenskjold é o grande vencedor do Tour du Poitou-Charentes, batendo Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) por 30s e Samuel Leroux (Van Rysel – Roubaix) por 36s. O norueguês também venceu a juventude. Arnaud Demare venceu a classificação por pontos, David Martin a montanha e Thomas Gachignard os sprints intermédios. A Decathlon AG2R La Mondiale foi a melhor equipa.

Pódio Final

Pódio final do Tour du Poitou-Charentes com Fredrik Dversnes, Soren Waerenskjold e Samuel Leroux (Foto: S.Rave)
Pódio final do Tour du Poitou-Charentes com Fredrik Dversnes, Soren Waerenskjold e Samuel Leroux (Foto: S.Rave)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock