Pavel Bittner bate os gigantes e conquista etapa 5 da La Vuelta a España!
O jovem checo Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a quinta etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 177km entre Fuente Del Maestre e Sevilla, batendo ao sprint o belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e o australiano Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike). O esloveno Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) chegou seguro no pelotão e segue o camisola vermelha. O português João Almeida (UAE Team Emirates) também chegou no pelotão e segue em 2º, na geral, a 8s.
Aventura da fuga do dia
A quinta etapa da La Vuelta a España começou com Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) e Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e os dois conseguiram uma vantagem de quase 6:00. A Alpecin – Deceuninck e a Team Visma | Lease a Bike eram as únicas equipas que controlavam o pelotão.
A jornada foi bastante tranquila e, km após km, a vantagem da fuga, que ia perdendo forças, começava a cair. A 38km do fim, Juaristi e Ruiz foram alcançados. O vento estava forte por esta altura e os favoritos à geral começavam a subir no pelotão para estarem bem posicionados. 13km depois, no sprint intermédio do dia, Kaden Groves foi mais forte que Wout Van Aert e assegurou a pontuação máxima.
Bittner bate os gigantes em caótica chegada ao sprint
A 10km da meta, Owain Doull e Rui Costa (EF Education – EasyPost) sofreram uma queda. O britânico conseguiu retomar a corrida, mas o português ficou bastante combalido e foi obrigado a abandonar. 8km depois, Mikel Landa (Soudal Quick-Step) sofreu um furo, mas como estava dentro da zona de proteção, o espanhol acabava por ter o mesmo tempo do pelotão.
No km final, a Alpecin – Deceuninck comandava o pelotão e Wout Van Aert estava mais uma vez na roda de Kaden Groves. Van Aert surpreendeu novamente ao lançar o sprint de longe e Pavel Bittner apanhou a sua roda. Nos últimos metros, o jovem checo conseguiu passar o belga para estrear-se assim a vencer no World Tour na etapa 5 da La Vuelta a España. Groves foi mais uma vez surpreendido e acabou por ser apenas terceiro. Stefan Kung (Groupama – FDJ) surpreendeu ao conseguir ser quinto.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 75º e João Almeida 80º, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Almeida segue em 2º, na geral, a 8s de Roglic.
Primoz Roglic manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) segue líder da montanha e Wout Van Aert da classificação por pontos. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) é o melhor jovem e a UAE Team Emirates a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency