Fredrik Dversnes conquista etapa 1 do Tour du Poitou-Charentes, marcada por echelons!

O norueguês Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) venceu a primeira etapa do Tour du Poitou-Charentes, uma ligação de 178.5km entre Les Gonds e Cognac, batendo ao sprint os franceses Samuel Leroux (Van Rysel – Roubaix) e Thomas Gachignard (TotalEnergies). Dversnes estreou-se a vencer esta temporada e é assim o primeiro camisola branca.

Começo de jornada bastante ofensivo e com forte ritmo

A primeira etapa do Tour du Poitou-Charentes começou com diversas tentativas de ataques, mas nenhumas delas teve sucesso. O ritmo da corrida era alto e várias equipas não deixavam que a fuga se formasse. Ao km 19, no primeiro sprint intermédio do dia, Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility) assegurou 3s de bonificação. Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels) conquistou 2s. 15km depois, Kévin Avoine (Van Rysel – Roubaix) conquistou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Mirco Maestri (Team Polti Kometa) assegurou 2s de bonificação.

Ao km 51, Adrie Maire (TDT-Unibet), Jetse Bol (Burgos – BH) e Diego Sevilla (Team Polti Kometa) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 4km depois, Kévin Avoine, Davide Gabburo (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Tom Portsmouth (Bingoal WB) e Jean-Louis Le Ny (Nice Métropole Côte d’Azur) fizeram a ponte para o trio da frente. Os sete tinham uma vantagem de apenas 30s.

Echelons começam a acontecer na corrida

Ao km 66, Fredrik Dversnes, Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) e Benjamin Thomas (Cofidis) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente. 4km depois, os três perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. Ao km 75, na primeira contagem do dia, Maire foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, o grupo da frente foi alcançado. Poucos kms depois, na segunda e terceira contagem do dia, Jetse Bol conquistou a pontuação máxima.

Por volta do km 83, echelons começaram a acontecer no pelotão e Pierre Latour, Valentin Ferron e Gachignard (TotalEnergies), Dversnes, Adne Holter e Jonas Hvideberg (Uno-X Mobility), Lawrence Warbasse e Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale), Bol e Angel Fuentes (Burgos – BH), Luca Colnaghi e Filippo Turconi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Maestri, Francisco Muñoz e David Martin (Team Polti Kometa), Theo Delacroix (St Michel-Mavic-Auber93), Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Samuel Leroux, Gorka Izagirre (Cofidis), Damien Girard (Nice Métropole Côte d’Azur) e Pierre-Henry Basset (CIC U Nantes Atlantique) ficaram isolados.

Novos echelons no grupo da frente

A 87km do fim, na quarta contagem do dia, David Martin foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, na quinta e sexta contagem do dia, o espanhol conquistou novamente a pontuação máxima. A 75km do fim, o grupo da frente partiu e Dversnes, Muñoz, Paleni, Leroux, Delacroix, Gachignard e Warbasse ficaram isolados. 10km depois, os sete da frente tinham 30s de vantagem sobre o grupo perseguidor e 50s sobre o pelotão. Poucos kms depois, o grupo perseguidor acabou por ser alcançado.

A 28km da meta, Muñoz e Delacroix deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foram alcançados. 12km depois, no último sprint intermédio do dia, Gachignard conquistou 3s de bonificação, Warbasse 2s e Paleni 1s. A diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de 50s. A 6km da meta, Warbasse tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Leroux estava a passar dificuldades, mas conseguia manter-se na dianteira.

Os cinco da frente resistem e disputam etapa ao sprint

O pelotão estava a aumentar o ritmo, mas os cinco da frente acabaram por resistir e disputaram a etapa ao sprint. Fredrik Dversnes não deu hipótese no sprint final e estreou-se assim a vencer este ano na etapa 1 do Tour du Poitou-Charentes. Samuel Leroux acabou por ser segundo e Thomas Gachignard terceiro. Paul Penhoet (Groupama – FDJ) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser sexto a 12s. Dois ciclistas que eram candidatos à geral, Ewen Costiouj (Arkea-B&B Hotels) e Benjamin Thomas perderam 11:09.

Fredrik Dversnes é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos do Tour du Poitou-Charentes. Thomas Gachignard é o primeiro líder da juventude e dos sprints intermédios. David Martin é o primeiro líder da montanha e a Van Rysel – Roubaix lidera por equipas.

Fredrik Dversnes é o primeiro camisola branca do Tour du Poitou-Charentes
Fredrik Dversnes é o primeiro camisola branca do Tour du Poitou-Charentes

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Amélie Barbotin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock