Orluis Aular triunfa em Auzances e é o primeiro líder do Tour du Limousin!

O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) venceu a primeira etapa do Tour du Limousin, uma ligação de 174km entre Boisseuil e Auzances, batendo ao sprint os franceses Axel Zingle (Cofidis) e Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale). Aular conquistou a sua quarta vitória da temporada e é assim o primeiro camisola amarela.

Fuga com fortes elementos consegue formar-se

A primeira etapa do Tour du Limousin começou com um ritmo alto. Ao km 15, Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Alex Baudin e Jordan Labrosse (Decathlon AG2R La Mondiale), Louis Barré (Arkea-B&B Hotels), Alexis Gougeard (Cofidis), Obie Vidts (Intermarché – Wanty), Rayan Boulahoite (TotalEnergies), David Martin (Team Polti Kometa) e Gorka Sorarrain (Caja Rural – Seguros RGA) atacaram e formaram a fuga do dia. 2km depois, Martin perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado.

Ao km 41, no primeiro sprint intermédio do dia, Madous assegurou 3s de bonificação. Baudin conquistou 2s e Labrosse 1s. O grupo da frente era bastante perigoso e o pelotão não podia dar muita margem. A diferença entre a fuga do dia e o pelotão era de apenas 1:30. 18km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Barré conquistou 3s de bonificação. Baudin somou mais 2s e Madouas 1s.

Fuga perde elementos, mas continua a resistir ao ritmo alto do pelotão

A 80km do fim, na primeira contagem do dia, Boulahoite foi o primeiro a passar no topo. O ritmo da corrida seguia forte e a fuga tinha apenas 1:00 de vantagem. 15km depois, Gougeard deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. A Cofidis passou para o comando do pelotão, mas continuava a ser difícil diminuir a vantagem da fuga.

A 57km do fim, Vidts cedeu e foi alcançado. 25km depois, no último sprint intermédio do dia, Barré atacou e conquistou a bonificação máxima. Madouas conquistou 2s e Baudin 1s. Poucos metros depois, Boulahoite, Baudin e Madouas fizeram a ponte para Barré. Sorarrain e Labrosse acabaram por ceder e foram alcançados.

Fuga alcançada e novos ataques no pelotão

A 15km da meta, na segunda contagem do dia, Boulahoite foi o primeiro a passar no alto. O quarteto da frente continuava a colaborar muito bem, mas só tinha uma vantagem de 25s. 4km depois, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer e um pequeno grupo conseguiu uma ligeira vantagem. Jordan Jegat (TotalEnergies) chegou a estar isolado, mas Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) fechou o espaço.

A 8.7km da meta, Jegat atacou novamente e conseguiu mais uma vez uma pequena vantagem. 3.5km depois, o francês acabou por ser alcançado. Nos últimos kms, o ritmo era elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A corrida estava caótica com vários toques entre os ciclistas, mas, felizmente, nenhuma queda aconteceu.

Caja Rural – Seguros RGA taticamente perfeita nos metros finais

A cerca de 500 metros da meta, Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA) assumiu o comando do pelotão e começou a lançar o sprint de Orluis Aular. Após a última curva, Silva abriu para o lado e Aular lançou o sprint final. O venezuelano conseguiu uma ligeira vantagem e, nos últimos metros, conseguiu aguentar o forte sprint de Axel Zingle para conquistar assim a etapa 1 do Tour du Limousin. Dorian Godon completou o pódio.

Orluis Aular é o primeiro líder da classificação geral do Tour du Limousin. Louis Barré é o primeiro líder da juventude e dos sprints intermédios. Rayan Boulahoite é o primeiro líder da montanha e a Decathlon AG2R La Mondiale lidera por equipas.

Orluis Aular é o primeiro camisola amarela do Tour du Limousin
Orluis Aular é o primeiro camisola amarela do Tour du Limousin

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock