Thibau Nys em modo monstro vence etapa 1 do Tour de Pologne!

O belga Thibau Nys (Lidl – Trek) venceu a primeira etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 157km entre Wroclaw e Karpacz, após protagonizar um grande ataque a 300 metros da meta. O neerlandês Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) foi segundo e o britânico Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) terceiro, ambos a 3s. O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) estava fechado quando Nys atacou, mas ainda conseguiu ser quarto a 6s. Nys conquistou a sua sétima vitória da temporada e é assim o primeiro camisola amarela do Tour de Pologne.

Fuga facilmente se forma

A primeira etapa do Tour de Pologne começou com Norbert Banaszek e Michal Paluta (Seleção Polaca), Szymon Sajnok (Q36.5 Pro Cycling Team) e Jan Maas (Team Jayco-AlUla) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 43, no primeiro sprint intermédio do dia, Sajnok assegurou a pontuação máxima. 9km depois, na primeira contagem do dia, Paluta foi o primeiro a passar no topo. O quarteto da frente tinha uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão.

Ao km 71, no segundo sprint intermédio do dia, Banaszek conquistou a pontuação máxima. O pelotão continuava a controlar a vantagem da fuga que rondava os 2:00. A 52km do fim, no terceiro sprint intermédio do dia, Sajnok assegurou a pontuação máxima. 4km depois, Sajnok e Banaszek decidiram tirar pé e foram alcançados pelo pelotão. A UAE Team Emirates aumentou o ritmo, mas Maas e Paluta seguiam com uma boa vantagem.

Fuga alcançada e Reinderink tenta a sua sorte de longe

A 37km do fim, Thibau Nys ficou envolvido numa queda. O jovem belga rapidamente voltou à bicicleta e reentrou no pelotão. Poucos kms depois, o ritmo do pelotão voltou a aumentar e a vantagem do duo da frente começava a cair. A 19km do fim, na segunda contagem do dia, Paluta foi o primeiro a passar no alto. 10km depois, Maas deixou de ter capacidade para seguir o polaco e foi alcançado. Poucos metros depois, Paluta acabou também por ser alcançado pelo pelotão.

A 5.5km da meta, Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. 1km depois, o neerlandês conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. A 3km da meta, Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) sofreu uma queda que o tirou assim da luta pela etapa. Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) também ficou preso na queda. O britânico teve de gastar imenso para reentrar e subir no grupo e acabou por perder assim as suas chances de lutar pela etapa e geral.

Favoritos ao ataque, mas poderoso ataque de Nys faz a diferença

A 2km da meta, Jan Christen (UAE Team Emirates) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. Poucos metros depois, Wilco Kelderman rapidamente fez a ponte para o jovem suíço, mas o neerlandês praticamente não colaborava com Christen por ter Jonas Vingegaard no pelotão. A 1.6km da meta, Christen atacou novamente, mas Kelderman não largava a sua roda. 400 metros depois, o suíço tentou isolar-se mais uma vez, mas não teve sucesso. Archie Ryan (EF Education – EasyPost) comandava o pelotão e estava a fechar o espaço par ao duo da frente.

A 700 metros da meta, Christen atacou, mas Kelderman agarrou a sua roda. Logo a seguir, o neerlandês contra atacou e o suíço acabou por ceder. Rafal Majka (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo no pelotão e tentava fechar o espaço para Kelderman. A 300 metros da meta, Thibau Nys atacou e rapidamente passou por Kelderman. Lukas Nerurkar tentou ainda fazer a ponte para o belga, mas acabou por ficar com Kelderman. Jonas Vingegaard estava muito fechado e teve de abrandar para ter espaço para acelerar e tentar ainda minimizar as perdas.

Nys imperial em Karpacz

Thibau Nys manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua sétima vitória da temporada na etapa 1 do Tour de Pologne. Nos últimos metros, Wilco Kelderman conseguiu ser mais forte que Lukas Nerurkar para ser segundo a 3s. Jonas Vingegaard chegou com Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Diego Ulissi (UAE Team Emirates), Romain Grégoire (Groupama – FDJ) e Diego Ulissi (UAE Team Emirates) a 6s. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) foi apenas 13º a 13s, mas com o contrarrelógio de amanhã, o americano pode subir vários lugares na geral.

Thibau Nys é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos do Tour de Pologne. Michal Paluta é o primeiro líder da montanha e Szymon Sajnok dos sprints intermédios. A UAE Team Emirates lidera por equipas.

Thibau Nys é o primeiro camisola amarela do Tour de Pologne (Foto: Tour de Pologne)
Thibau Nys é o primeiro camisola amarela do Tour de Pologne (Foto: Tour de Pologne)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock