Pavel Bittner impõe-se ao sprint e é o primeiro líder da Vuelta a Burgos! Ivo Oliveira foi 5º!
O checo Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a primeira etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 168km entre Vilviestre del Pinar e Burgos, batendo ao sprint o italiano Giacomo Nizzolo (Q36.5 Pro Cycling Team) e o espanhol Iván Garcia Cortina (Movistar Team). O português Ivo Oliveira (UAE Team Emiraets) esteve no sprint final e conseguiu ser quinto. Bittner estreou-se a vencer como profissional e é o primeiro líder da classificação geral.
Aventura da fuga do dia
A primeira etapa da Vuelta a Burgos começou com Rodrigo Álvarez (Burgos – BH), Iker Mintegi (Euskaltel – Euskadi) e Diego Sevilla (Team Polti Kometa) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão que era comandado pela Tudor Pro Cycling Team e Team Jayco-AlUla. Ao km 28, na primeira contagem do dia, Álvarez foi o primeiro a passar no topo. 18km depois, na segunda contagem do dia, Sevilla foi o primeiro a passar no alto.
A 72km do fim, Álvarez sofreu um problema mecânico, mas conseguiu reentrar na frente da corrida. O trio da frente seguia com uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. 12km depois, a Team DSM-Firmenich PostNL começou também a trabalhar na frente do pelotão e, aos poucos, a vantagem dos fugitivos do dia começava a cair.
A 18km do fim, na última contagem do dia, Sevilla foi o primeiro a passar no alto. O espanhol manteve um ritmo alto e acabou por conseguir isolar-se. No pelotão, Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike), Jay Vine (UAE Team Emirates) e Javier Romo (Movistar Team) sofreram uma queda, mas os três conseguiram voltar à bicicleta. A 14km da meta, Sevilla acabou por ser alcançado. 1km depois, no sprint intermédio do dia, Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) conquistou 3s de bonificação. Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) ainda conquistou 1s.
Bittner impõe-se em apertado sprint
Nos últimos kms, o ritmo era elevado e várias equipas tentavam comandar o pelotão. Nos metros finais, a Movistar Team assumiu o comando do grupo. Iván Garcia Cortina acabou por ser obrigado a lançar o sprint de longe e Giacomo Nizzolo apanhou a sua roda. Nos últimos metros, o italiano passou o espanhol, mas vindo de trás, Pavel Bittner conseguiu passar Nizzolo para se estrear assim a vencer como profissional na etapa 1 da Vuelta a Burgos. Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling) estava muito mal colocado, mas ainda fez um belo sprint para ser 7º. Caleb Ewan (Team Jayco-AlUla) foi apenas 9º.
Ivo Oliveira esteve no sprint final e conseguiu um excelente 5º posto. Rúben Guerreiro (Movistar Team) chegou seguro no pelotão e foi 38º.
Pavel Bittner é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude da Vuelta a Burgos. Diego Sevilla é o primeiro líder da montanha e a Movistar Team lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos