Julian Alaphilippe vence etapa final do Czech Tour! Marc Hirschi conquista a geral final!

O francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) venceu a etapa final do Czech Tour, uma ligação de 129,2km entre Sumperk e Sternberk, após ser o mais forte ao sprint num grupo reduzido! O suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) foi segundo, e garantiu a conquista da classificação geral. O pódio do dia ficou completo com o colombiano Sergio Higuita (Red Bull – BORA – hansgrohe), que foi terceiro.

Rápida formação de fuga, mas pelotão não deu grande liberdade

A etapa final do Czech Tour começou com um ritmo elevado e uma rápida formação da fuga do dia. Lukas Kubis (Elkov Kasper), Aaron Van Poucke (Flanders – Baloise), Mats Wenzel (Lidl-Trek Future Racing) e Michal Schuran (ATT Investments) foram os primeiros quatro na frente, recebendo pouco depois a companhia de Itamar Einhorn (Israel – Premier Tech) e Charlie Paige (TdT – Unibet). Com 15km percorridos, a UAE Team Emirates liderava o pelotão, a 1:30 do grupo.

Com a equipa do líder ao comando, o grupo escapado conseguiu apenas 2:30 de vantagem, ao km 30. A vantagem estabilizou a partir daí, com várias equipas interessadas na etapa e na geral. A diferença diminuiu progressivamente, mas não impediu os escapados de disputarem as metas intermédias. A 57km do fim, Kubis venceu o primeiro sprint intermédio em Dlouha Loucka. Sucedeu-se a subida a Jirikov, a 48km do fim, onde Schuran se tornou o virtual líder da montanha.

Soudal Quick-Step ao ataque e corrida partida

A Soudal Quick-Step acelerou na subida, e, também com o vento, acabou por partir a corrida. O objetivo era levar Julian Alaphilippe à vitória de etapa. Um grupo de 25 unidades ganhou vantagem sobre o pelotão, e estava a apenas 20s da dianteira, com 44km pela frente. O grupo originalmente escapado tinha já apenas quatro elementos, perdendo Einhorn e Paige. 4km depois, Schuran descolava, e era alcançado pelo grupo principal, que estava já a menos de 10s.

Perante a diferença e com o circuito final a mais de 10km, a Soudal Quick-Step levantou ligeiramente o pé. O trio escapado fez a vantagem voltar a crescer até aos 30s. O circuito final rapidamente começou a fazer diferenças e Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) atacou e fez a ponte para a frente, com 25km pela frente. A estadia porém foi muito curta, já que Kubis atacou para se isolar na dianteira. O Campeão Eslovaco foi primeiro na subida de Sternberk, cruzando o topo já com 15s sobre Wenzel.

Circuito final dizimou a corrida

Com apenas 7km de extensão, o circuito final foi percorrido por quatro vezes. A segunda das quatro voltas foi também algo animada, com Asgreen a ser alcançado pelo grupo principal. Na resposta, Antoine Huby (Soudal Quick-Step) contra-atacou, mas teve resposta imediata de Hirschi. O movimento não teve efeito, e Asgreen voltou à carga, assumindo o trabalho na frente do grupo. Wenzel, ainda intermédio, acabou por ser alcançado a 13km do fim, graças ao esforço do dinamarquês.

À terceira passagem na subida, Kubis não resistiu e foi também alcançado. Desta feita, a Visma | Lease a Bike assumia o trabalho, mas por pouco tempo. O jovem AJ August (Ineos Grenadiers) voltou a mostrar a sua irreverência com um enorme ataque. O grupo partiu ainda mais, com apenas Hirschi, Alaphilippe, Kevin Vermaerke (Team dsm-firmenich PostNL) e Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) a seguirem de imediato. A descida voltou a reorganizar o grupo, deixando cerca de 15 unidades na frente.

Alaphilippe vs Hirschi até ao risco de meta

Pouco após a entrada para a última volta, o líder da juventude, Marco Brenner (Tudor Pro Cycling), lançou o seu ataque. A iniciativa não resistiu à entrada na subida final, onde o vencedor do dia jogou a sua cartada. Alaphilippe lançou um portentoso ataque, e só Hirschi o conseguiu seguir. O líder da geral sofreu e ainda abriu uns metros, mas conseguiu chegar ao topo com o seu adversário. Os dois seguiram juntos até final, mas os adversários alcançaram-nos na penúltima curva para a meta, a 300m do fim. Hirschi lançaria o sprint, mas só Alaphilippe estava mais forte, arrancando para conquistar a sua terceira vitória do ano.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 50º, a 2:36, após mais um dia de trabalho para a sua equipa. Na geral, o português fechou em 106º, a 48:48.

O segundo posto no dia deu a Hirschi a vitória no Czech Tour, conseguida com 28s sobre o colega de equipa Diego Ulissi (UAE Team Emirates). Higuita foi terceiro, a 33s. Hirschi venceu também por pontos, Marco Brenner foi o melhor jovem, e Michal Schuran venceu a montanha. A Team Visma | Lease a Bike venceu coletivamente.

Marc Hirschi sagrou-se o grande vencedor do Czech Tour!
Marc Hirschi sagrou-se o grande vencedor do Czech Tour!
O pódio final do Czech Tour com Diego Ulissi, Marc Hirschi e Sergio Higuita!
O pódio final do Czech Tour com Diego Ulissi, Marc Hirschi e Sergio Higuita!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Czech Tour

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock