Thomas Gloag estreia-se a vencer como profissional na etapa 3 do Czech Tour!
O britânico Thomas Gloag (Team Visma | Lease a Bike) venceu a terceira etapa do Czech Tour, uma ligação de 134km entre Moravska Trebova e Dlouhe Strane, após isolar-se na frente da corrida a 7km da meta. O suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) foi segundo a 8s e segue assim o camisola amarela. O italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) fechou o pódio da etapa a 13s.
Rui Oliveira na grande fuga do dia
A terceira etapa do Czech Tour começou com diversas tentativas de ataque com Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Michael Leonard (Ineos Grenadiers), Anton Palzer (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step), Julius Van den Berg (Team DSM-Firmenich PostNL), Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team), Alessandro Fancellu (Q36.5 Pro Cycling Team), Javier Serrano (Team Polti Kometa), Floris Van Tricht (Israel – Premier Tech Academy), Hugo Wertz (Bingoal WB), Tomas Kopecky (TDT – Unibet), Mats Wenzel (Lidl – Trek Future Racing), Lukas Kubis e Daniel Mraz (Elkov – Kasper) e Alastair Christie-Johnston (Ccache x Par Kup) a formarem a fuga do dia.
Ao km 52, no sprint intermédio do dia, Kubis conquistou a pontuação máxima. O ritmo da corrida era alto e o pelotão não deixava a fuga ter uma vantagem superior a 2:00. A 42km do fim, na primeira contagem do dia, Kubis foi o primeiro a passar no topo. Mraz perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. A UAE Team Emirates seguia no comando do pelotão.
Fuga alcançada e Thomas Gloag isola-se no início da subida final
A 30km do fim, Kubis atacou e isolou-se na frente da corrida. 2km depois, Christie-Johnston e Kopecky fizeram a ponte para o eslovaco. A 23km do fim, Rui Oliveira juntou-se ao trio da frente. O resto dos ciclistas que estiveram na fuga inicial foram alcançados. 9km depois, Kubis atacou e conseguiu isolar-se. Os três perseguidores acabaram por ser alcançados.
A 12km da meta, já no início da subida final, a Dlouhe Strane, com 12.3km a 6.7%, Kubis foi alcançado. 3km depois, Kevin Colleoni (Intermarché – Wanty) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. A 8km da meta, Thomas Gloag atacou e ia em busca do italiano. Poucos metros depois, o britânico passou direto por Colleoni que acabou por ser alcançado pelo pelotão. Ben Zwiehoff (Red Bull – Bora – Hansgrohe) sofreu uma queda, após um toque de rodas no pelotão.
A 6km da meta, Colleoni foi alcançado. Logo a seguir, Marco Brenner e Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) mexeram na corrida, mas nenhum dos dois ganhou um espaço importante. No grupo do camisola amarela começaram a marcar-se e Gloag conseguiu uma vantagem de 25s. Poucos metros depois, Diego Ulissi assumiu o comando do grupo em prol de Marc Hirschi.
Grande solo de Thomas Gloag
A 4km da meta, Storer acelerou novamente, mas não ganhou um espaço importante. O australiano estava a fechar o espaço para Gloag, mas voltaram a marcar-se no grupo do camisola amarela e a vantagem do britânico começou a subir novamente. A 3km da meta, Ulissi voltou a assumir o comando do grupo. 1km depois, Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) saiu do pelotão e Michael Storer, Marc Hirschi, Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL) e Marton Dina (ATT Investments) chegaram rapidamente à sua roda. Os cinco começaram a marcar-se e mais ciclistas reentraram no grupo do camisola amarela.
A cerca de 1.5km da meta, Vermaerke atacou, mas Hirschi não deixou o americano ganhar um espaço importante. 700 metros depois, Hirschi atacou e a solo tentava ainda chegar a Gloag. O britânico acabou por seguir com o seu ritmo e manteve uma boa vantagem sobre o suíço para se estrear assim a vencer como profissional na etapa 3 do Czech Tour! Hirschi foi segundo a 8s e reforçou a sua liderança da geral. Ulissi foi mais forte ao sprint que Vermaerke, Sergio Higuita (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Brenner para ser 3º a 13s. Destaca-se mais uma grande etapa de Andrew August (Ineos Grenadiers) que foi 7º a 13s.
Depois de um dia em fuga, Rui Oliveira terminou em 128º a 20:24 do vencedor.
Marc Hirschi manteve a liderança da classificação geral e da classificação por pontos do Czech Tour. O suíço também lidera agora a classificação da montanha. Marco Brenner segue o melhor jovem e a Team Polti Kometa a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Czech Tour