Remco Evenepoel é o novo Campeão Olímpico de contrarrelógio! Nelson Oliveira foi 7º!
O belga Remco Evenepoel (Seleção da Bélgica) é o novo Campeão Olímpico de contrarrelógio, após marcar um grande tempo de 36:12 num percurso de 32.5km em Paris. Evenepoel bateu o italiano Filippo Ganna (Seleção da Itália) por 15s e o belga Wout Van Aert (Seleção da Bélgica) por 25s para se tornar no primeiro a belga a conquistar o Ouro Olímpico no contrarrelógio. Nelson Oliveira (Seleção de Portugal) foi 7º a 1:31 e igualou o seu melhor resultado num contrarrelógio dos Jogos Olímpicos, conseguido no Rio em 2016.
Começas com boas marcas
O contrarrelógio começou com Amir Ansari (Seleção Olímpica de Refugiados), mas Ansari acabou por ser ultrapassado por Jan Tratnik (Seleção da Eslovénia) que registou o tempo de 39:38. O esloveno não ficou muito tempo na liderança, pois Alberto Bettiol (Seleção da Itália) marcou o tempo de 38:06. Rui Costa (Seleção de Portugal) foi o primeiro português a sair para a estrada e registou o tempo de 39:00.
Ryan Mullen (Seleção da Irlanda) acabou por bater o tempo de Alberto Bettiol por 9s. Mathias Vacek (Seleção da República Checa) marcou um bom tempo de 37:55, 2s melhor que Mullen. Kévin Vauquelin (Seleção da França) sofreu um furo e marcou apenas o tempo de 38:04. Mattias Skjelmose (Seleção da Dinamarca) não tinha um contrarrelógio ao seu estilo e registou o tempo de 37:57. Soren Waerenskjold (Seleção da Noruega) tinha um bom contrarrelógio para as suas características, mas acabou por sofrer uma queda que o obrigou a abandonar a corrida.
Grande tempo de Wout Van Aert
Stefan Bissegger (Seleção da Suíça) mostrou-se num melhor nível no dia de hoje e conseguiu marcar um belo tempo de 37:38. Magnus Sheffield (Seleção dos Estados Unidos) estava a andar bem, mas acabou por sofrer uma queda e marcou apenas o tempo de 38:05. Max Schachmann (Seleção da Alemanha) marcou um bom tempo de 37:50.
Wout Van Aert apareceu num nível muito melhor no dia de hoje. O belga estava a voar e marcou um grande tempo de 36:37. Luke Plapp (Seleção da Austrália) estava a andar bem, mas sofreu também uma queda que o obrigou a abandonar. Tobias Foss (Seleção da Noruega) e Mikkel Bjerg (Seleção da Dinamarca) marcaram bons tempos de 37:57 e 37:55, respetivamente. Nelson Oliveira estava a andar muito bem e conseguiu marcar um belo tempo de 37:43.
Azar de Joshua Tarling e Remco Evenepoel faz história
Joshua Tarling (Seleção da Grã-Bretanha) estava a andar muito bem, mas acabou por sofrer um furo que o obrigou a trocar de bicicleta. Ainda assim, o jovem britânico marcou um grande tempo de 36:39, mas acabou perder as suas chances de lutar pelo Ouro. Stefan Kung (Seleção da Suíça) confirmou que não está na sua melhor forma e marcou apenas o tempo de 37:47.
Brandon McNulty (Seleção dos Estados Unidos) confirmou o bom ano que está a fazer ao marcar um belo tempo de 37:16. Filippo Ganna estava a andar muito bem e acabou por conseguir bater o tempo de Van Aert por apenas 10s. Remco Evenepoel foi o último a partir. O belga estava a voar e acabou por marcar o melhor tempo do dia de 36:12. Evenepoel já tinha conquistado o Título Europeu e do Mundo e juntou-lhes agora o Título Olímpico de contrarrelógio.
Nelson Oliveira terminou assim o contrarrelógio em 7º a 1:31 do vencedor. Rui Costa foi 25º a 2:48.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: UCI