Rafael Reis é o primeiro líder da 85ª Volta a Portugal, após emocionante duelo em Águeda!
O português Rafael Reis (Sabgal – Anicolor Cycling Team) venceu o prólogo da Volta a Portugal, uma ligação de 5.6km com partida e chegada em Águeda, após marcar um fantástico tempo de 6:48. Rafael levou a melhor num grande duelo com o dinamarquês Julius Johansen (Sabgal – Anicolor Cycling Team) por apenas 40 centésimas de segundo. O americano Tyler Stites (Project Echelon Racing) completou o pódio a 6s.
Começo com boas marcas
O prólogo da Volta a Portugal começou com Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista) que registou o tempo de 7:38. Logo a seguir, Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) bateu o tempo do português por 22s. Gonçalo Leaça (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) estava a andar bem e conseguiu registar o tempo de 7:06. Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) e Ander Okamika (Burgos – BH) tentavam minimizar as perdas e marcaram os tempos de 7:17 e 7:13, respetivamente.
Carlos Oyarzun (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) marcou um bom tempo de 7:03, 3s melhor que Leaça. Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) tentava também minimizar as perdas e registou o tempo de 7:13. Joan Bou (Euskaltel – Euskadi) marcou o tempo de 7:12. Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling) vinha a andar muito bem e conseguiu registar um belo tempo de 6:57. Lukas Meiler (Team Vorarlberg) marcou um bom tempo de 7:06.
Grande tempo de Julius Johansen
Hugo Scala Jr (Project Echelon Racing) registou uma boa marca de 7:04. Frederico Figueiredo (Sabgal – Anicolor Cycling Team) não tinha um bom dia para as suas características, mas ainda marcou um sólido tempo de 7:15. Luis Angel Mate (Euskaltel – Euskadi) registou o tempo de 7:14. Hélder Gonçalves (Rádio Popular – Paredes – Boavista) tentava minimizar as perdas e marcou o tempo de 7:18. Joaquim Silva (Efapel Cycling) marcou um bom tempo de 7:06.
Julius Johansen vinha a voar e acabou por marcar um grande tempo de 6:48, 9s melhor que Grigorev. Abel Balderstone (Caja Rural – Seguros RGA) e Colin Stussi (Team Vorarlberg) registaram os tempos de 7:12 e 7:10, respetivamente. Luís Gomes (GI Group Holding – Simoldes – UDO) marcou um bom tempo de 7:05. Tiago Antunes (Efapel Cycling) conseguiu marcar um belo tempo de 7:03. Artem Nych (Sabgal – Anicolor Cycling Team) registou apenas o tempo de 7:13.
Mauricio Moreir, o melhor dos favoritos à geral
Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi) marcou um bom tempo de 7:04. Karel Vacek (Burgos – BH) marcou o tempo de 7:17. Diego Camargo (Petrolike) registou um sólido tempo de 7:11. Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) tentava minimizar as perdas e registou o tempo de 7:18. Abner Gonzalez (Efapel Cycling) não teve o dia que gostaria. O porto-riquenho teve de trocar de bicicleta e, por isso, registou o tempo de 8:00.
Mauricio Moreira (Sabgal – Anicolor Cycling Team) marcou um belo tempo de 7:00. Jonathan Caicedo (Petrolike) registou o tempo de 7:14. Jesus Del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) não tinha um bom dia para si e marcou apenas o tempo de 7:29. Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) registou um belo tempo de 7:02.
Rafael Reis faz história, após fantástica batalha pela camisola amarela
Tyler Stites estava a andar num excelente nível e conseguiu registar o tempo de 6:54. António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) marcou um sólido tempo de 7:10. Henrique Casimiro (Efapel Cycling) tentava minimizar as perdas e registou o tempo de 7:18.
Rafael Reis vinha a andar num grande nível. O português estava a 3s a no intermédio, mas conseguiu recuperar na parte final e bateu o tempo de Johansen por apenas 40 milésimas de segundo. Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling) ficou abaixo do esperado e marcou apenas o tempo de 7:09. James Fouche (Euskaltel – Euskadi) marcou um excelente tempo de 6:56. José Félix Parra (Equipo Kern Pharma) tentava minimizar as perdas e marcou o tempo de 7:22. Alexander Konychev (Team Vorarlberg) foi o último a partir e marcou o tempo de 7:09.
Dos favoritos à geral, Mauricio Moreira foi o melhor no prólogo da Volta a Portugal. O uruguaio ganhou 6s a Joaquim Silva, 10s a Colin Stussi e António Carvalho, 11s a Diego Camargo, 12s a Joan Bou e Abel Balderstone, 13s a Artem Nych, Ander Okamika e Afonso Eulálio, 14s a Luis Angel Mate e Jonathan Caicedo, 15s a Frederico Figueiredo, 17s a Mikel Bizkarra e Karel Vacek, 18s a Hélder Gonçalves e Henrique Casimiro, 22s a José Felix Parra, 29s a Jesus Del Pino e 1:00 a Abner Gonzalez.
Rafael Reis é o primeiro líder da classificação geral da 85ª Volta a Portugal. Hugo Aznar (Equipo Kern Pharma) é o melhor jovem e a Sabgal – Anicolor Cycling Team a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Igor Martins