Caleb Ewan conquista Vuelta a Castilla y León! Ivo Oliveira fecha o top5!.

O australiano Caleb Ewan (Team Jayco-AlUla) venceu a Vuelta a Castilla y León, uma clássica de 200.1km com partida e chegada em Valladolid, batendo ao sprint o italiano Davide Cimolai (Movistar Team) e o belga Jenthe Biermans (Arkea-B&B Hotels). O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) também esteve no sprint final e conseguiu um ótimo quinto posto. .

Aventura da fuga do dia

A Vuelta a Castilla y León começou com Clément Alleno (Burgos – BH), Unai Cuadrado e Nicolás Alustiza (Euskaltel – Euskadi), Carlos Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma), Edgar Curto (Illes Balears Arabay Cycling), Brayan Vargas (Colombia Potencia de la Vida-Strongman) e José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 3:20 sobre o pelotão que era comandado pela Astana Qazaqstan Team e Team Jayco-AlUla. Vargas acabou por não ficou muito tempo na frente da corrida e acabou por ser alcançado.

Por volta do km 80, José Mendes deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 15km depois, Alustiza também perdeu o contacto com o grupo da frente. O pelotão baixou um pouco o ritmo e a vantagem da fuga aumentou para 4:00. A Astana Qazaqstan Team era a equipa que mais trabalhava no pelotão.

A 44km do fim, Edgar Curto cedeu e foi alcançado. 2km depois, Garcia Pierna atacou e Cuadrado e Alleno não tiveram capacidade para o seguir. Poucos kms depois, os dois perseguidores foram alcançados. Garcia Pierna tinha uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão.

Vários ataques, mas corrida acaba por ser decidida ao sprint

A 16km da meta, o espanhol acabou por ser alcançado. O ritmo da corrida estava a aumentar, pois os ciclistas estavam a entrar na última subida do dia de 2.3km a 4.5%. A UAE Team Emirates acabou por mexer na corrida com Finn Fisher-Black e Jan Christen, mas os dois foram rapidamente marcados e não conseguiram ganhar um espaço importante. A 10km da meta, novos ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso.

Nos últimos kms, as equipas dos sprinters comandavam o pelotão e impunham um ritmo alto para que nenhum ataque acontecesse. Nos metros finais, a Arkea-B&B Hotels assumiu o comando do grupo. Jenthe Biermans lançou o sprint final com Caleb Ewan na sua roda. O australiano rapidamente passou belga e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua segunda vitória da temporada na Vuelta a Castilla y León. Davide Cimolai ainda conseguiu passar Biermans para ser segundo. Depois de um grande trabalho da Astana Qazaqstan Team durante a etapa, Max Kanter foi apenas quarto.

Ivo Oliveira foi o melhor português na Vuelta a Castilla y León (Foto: Sprint Cycling Agency)
Ivo Oliveira foi o melhor português na Vuelta a Castilla y León (Foto: Sprint Cycling Agency)

Ivo Oliveira fez uma bela corrida. O português estava bem colocado no sprint final, mas acabou por quebrar nos últimos metros. Mesmo assim, Ivo conseguiu um excelente quinto posto e conquistou 50 pontos UCI. António Morgado (UAE Team Emirates) foi 32º a 0s e recebeu o prémio de melhor ciclista Sub-23 na corrida. Rúben Guerreiro (Movistar Team) veio ganhar forma e acabou por ser 40º com o mesmo tempo do vencedor. Depois de um dia em fuga, José Mendes acabou por abandonar a prova.

Pódio Final

Pódio da Vuelta a Castilla y León com Davide Cimolai, Caleb Ewan e Jenthe Biermans (Foto: Getty Images)
Pódio da Vuelta a Castilla y León com Davide Cimolai, Caleb Ewan e Jenthe Biermans (Foto: Getty Images)
António Morgado foi o melhor ciclista Sub-23 na Vuelta a Castilla y León (Foto: Sprint Cycling Agency)
António Morgado foi o melhor ciclista Sub-23 na Vuelta a Castilla y León (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock