Victor Campenaerts regressa às vitórias na etapa 18 do Tour de France!

O belga Victor Campenaerts (Lotto Dstny) venceu a décima oitava etapa do Tour de France, uma ligação de 179.5km entre Gap e Barcelonnette, batendo ao sprint, os seus companheiros de fuga, o francês Matteo Vercher (TotalEnergies) e o polaco Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers). O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) chegou tranquilo no pelotão e segue assim o camisola amarela.

Começo bastante ofensivo, mas fuga consegue formar-se

A décima oitava etapa do Tour de France começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 12, Jasper Stuyven (Lidl – Trek) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 8km depois, o belga acabou por ser alcançado. Logo a seguir, novos ataques aconteceram, mas nenhum deles teve sucesso.

Por volta do km 25, Bart Lemmen e Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Christopher Juul-Jensen e Michael Matthews (Team Jayco-AlUla), Geraint Thomas e Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Julien Bernard e Toms Skujins (Lidl – Trek), Bruno Armirail e Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Wout Poels (Bahrain Victorious), Jai Hindley e Matteo Sobrero (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Quentin Pacher (Groupama – FDJ), Richard Carapaz, Ben Healy e Sean Quinn (EF Education – EasyPost), Krists Neilands e Hugo Houle (Israel – Premier Tech), Victor Campenaerts, Guillaume Martin (Cofidis), Alex Aranburu, Oier Lazkano e Gregor Muhlberger (Movistar Team), Clément Champoussin e Raúl Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels), Louis Meintjes e Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty), Frank Van den Broek e Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL), Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) e Steff Cras, Mathieu Burgaudeau, Jordan Jegat, Fabien Grellier e Matteo Vercher (TotalEnergies) atacaram e formaram a fuga do dia.

A grande fuga da etapa 18 do Tour de France (Foto: ASO)
A grande fuga da etapa 18 do Tour de France (Foto: ASO)

Fuga ganha uma excelente vantagem sobre o pelotão

Ao km 32, na primeira contagem do dia, Lazkano foi o primeiro a passar no alto. Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) saltaram do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente. Poucos kms depois, os dois franceses fizeram a ponte para o grupo da frente. Grellier teve um problema mecânico e acabou por ser alcançado pelo pelotão. Ao km 48, Onley sofreu um furo. O jovem britânico ainda tentou, mas não conseguiu reentrar no grupo da frente e foi alcançado. 9km depois, na segunda contagem do dia, Lazkano foi o primeiro a passar no topo.

Ao km 84, no sprint intermédio do dia, Matthews conquistou a pontuação máxima. 13km depois, na terceira contagem do dia, Lazkano foi o primeiro a passar no alto. A fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 6:30 sobre o pelotão. A UAE Team Emirates impunha um ritmo tranquilo e deixava a fuga ter um grande espaço para poderem lutar pela etapa.

Vários ataques nas duas últimas contagens do dia

A 65km do fim, no Côte de Saint-Apollinaire, com 7km a 5.5%, ataques começaram a acontecer na frente da corrida. 5km depois, Ben Healy surpreendeu ao deixar de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente, depois de ter mexido algumas vezes na corrida. O irlandês parece não se ter alimentado como deviria, pois tinha bastante sal nos calções. A 58km do fim, Tobias Johannessen foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia. Cerca de 12km depois, alguns ciclistas que cederam na quarta contagem do dia, conseguiram reentrar no pelotão.

A cerca de 45km do fim, ataques começaram a acontecer no grupo da frente. Alguns ciclistas chegaram a ter uma ligeira vantagem, mas tudo acabou por se juntar. 5km depois, na última contagem do dia, Kwiatkowski foi o primeiro a passar no alto. O polaco continuou com o ataque e conseguiu uma ligeira vantagem. O ritmo do pelotão seguia tranquilo e estavam a 11:00 da frente da corrida. A Israel – Premier Tech ajudava a UAE Team Emirates na frente do grupo para defender o top10 de Derek Gee.

Excelente trio consegue isolar-se

A 36km do fim, Victor Campenaerts e Matteo Vercher atacaram e tentavam chegar a Kwiatkowski. 2km depois, Tobias Johannessen, que está quase a chegar a Campenaerts e Vercher, acabou por sofrer uma queda a descer. A 32km do fim, o belga e o francês fizeram a ponte para Kwiatkowski. Um grupo composto por Hindley, Lazkano, Lemmen, Neilands e Skujins formou-se na perseguição ao trio da frente.

A 26km da meta, Johannessen chegou ao grupo de Carapaz e Van Aert. O trio da frente tinha 20s de vantagem sobre os cinco perseguidores e 45s sobre o grupo de Van Aert e Carapaz. A colaboração não era a ideal no grupo do belga e equatoriano e ataques começavam a acontecer, pois a vantagem era cada vez maior.

Victor Campenaerts, Michal Kwiatkowski e Matteo Vercher atacaram no momento certo na etapa 18 do Tour de France (Foto: Getty Images)
Victor Campenaerts, Michal Kwiatkowski e Matteo Vercher atacaram no momento certo na etapa 18 do Tour de France (Foto: Getty Images)

Emocionante vitória de Victor Campenaerts

O trio da frente continuava a colaborar muito bem e, km após km, conseguiam aumentar a vantagem sobre os perseguidores. A 1km da meta, os três da frente começaram a marcar-se. Cerca de 150 metros depois, Vercher atacou e Campenaerts obrigou Kwiatkowski a fechar o espaço. Nos metros finais, Campenaerts lançou o sprint final e não deu hipótese, conquistando assim a sua primeira etapa no Tour de France. Vercher foi mais forte que Kwiatkowski para ser 2º. Skujins foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 4º a 22s. Van Aert foi o mais forte ao sprint do seu grupo para ser apenas 9º a 37s.

João Almeida (UAE Team Emirates) chegou tranquilo no pelotão e segue em quarto na geral. Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 75º e Nelson Oliveira (Movistar Team) 82º, ambos a 13:40.

Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação geral e da classificação da montanha. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) segue líder da classificação por pontos e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) da juventude. A UAE Team Emirates lidera por equipas.

Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: ASO)
Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock