Fergus Browning surpreende e conquista etapa 1 do Tour de l’Ain!
O australiano Fergus Browning (Trinity Racing) venceu a primeira etapa do Tour de l’Ain, uma ligação de 137.3km entre Laiz e Bourg-en-Bresse, após isolar-se na frente da corrida a 5km da meta e aguentar o forte sprint do neozelandês Laurence Pithie (Groupama – FDJ). O jovem alemão Tobias Muller (Seleção Alemã U23) fechou o pódio. Com a vitória, Browning é assim o primeiro camisola amarela.
Os dois fugitivos do dia conseguem aguentar-se muito bem na frente da corrida
A primeira etapa do Tour de l’Ain começou com diversas tentativas de ataque com Robin Plamondon (CIC U Nantes Atlantique) e Fergus Browning a formarem a fuga do dia. Os dois conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. Ao km 52, na primeira contagem do dia, Browning foi o primeiro a passar no topo. A vantagem do duo da frente acabou por cair para 2:00 sobre o pelotão.
A 45km do fim, no sprint intermédio do dia, Browning conquistou a bonificação máxima. Rudy Molard (Groupama – FDJ), um dos candidatos a lutar pela geral, conquistou 1s de bonificação. 20km depois, na última contagem do dia, Browning foi o primeiro a passar no alto. O duo da frente continuava a cooperar muito bem e tinha uma vantagem de cerca de 40s sobre o pelotão. A Groupama – FDJ, a Cofidis, a TotalEnergies e Arkea-B&B Hotels eram as equipas que mais trabalhavam no pelotão.
Browning isola-se e resiste ao forte ritmo do pelotão
A 10km da meta, o duo da frente estava a conseguir aumentar a vantagem sobre o pelotão. 5km depois, Browning atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Plamondon acabou por ser alcançado. Nos últimos kms, havia algumas curvas e a estrada estreitava, o que dificultava a perseguição do pelotão ao único sobrevivente da fuga do dia.
O pelotão estava a aproximar-se e os sprinters preparavam-se para o sprint final. Laurence Pithie lançou o sprint e tentava ainda fechar o espaço para Browning. O jovem australiano conseguiu com o esticar da bicicleta aguentar o forte sprint do neozelandês para se estrear assim a vencer como profissional na etapa 1 do Tour de l’Ain. Tobias Muller surpreendeu ao conseguiu completar o pódio.
Rúben Guerreiro (Movistar Team) regressou à competição no Tour de l’Ain. O português é um dos candidatos a lutar pela geral e foi 37º com o mesmo tempo do vencedor.
Fergus Browning é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos, da classificação da montanha e a da juventude. A Nice Métropole Côte d’Azur lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Bourg_en_Bresse