Tadej Pogacar bisa na etapa 14 do Tour de France! João Almeida foi 12º e é 4º na geral!

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a décima quarta etapa do Tour de France, uma ligação de 151.9km entre Pau e Saint-Lary-Soulan, após isolar-se na frente da corrida a 4km para a meta. O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) foi segundo a 39s e o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) terceiro a 1:10. Com a vitória, Pogacar reforçou a sua liderança da geral. João Almeida (UAE Team Emirates) foi 12º a 1:31 e é 4º na geral a 6:01.

Começo com vários ataques, mas fuga consegue formar-se

A décima quarta etapa do Tour de France começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 8, Frank van den Broek (Team DSM-Firmenich PostNL) e Simon Geschke (Cofidis) conseguiram uma pequena vantagem. 3km depois, os dois acabaram por ser alcançados. Durante vários kms, os ataques continuaram com fortes trepadores e sprinters a tentarem entrar na fuga, mas acabaram por não ter sucesso.

Ao km 37, Arnaud De Lie e Cedric Beullens (Lotto Dstny), Bryan Coquard (Cofidis) e Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 11km depois, Oier Lazkano (Movistar Team), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Raúl Garcia Pierna e Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o quarteto da frente.

Por volta do km 50, Ben Healy, Rui Costa e Sean Quinn (EF Education – EasyPost), Louis Meintjes (Intermarché – Wanty), Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), David Gaudu (Groupama – FDJ), Victor Campenaerts (Lotto Dstny), Biniam Girmay (Intermarché – Wanty), Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), Fabien Grellier (TotalEnergies), Marco Haller (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Christopher Juul-Jensen (Team Jayco-AlUla) e Geschke saltaram do pelotão e tentavam chegar aos oito da frente.

Fuga começa a partir no Col du Tourmalet

Ao km 70, no sprint intermédio do dia, Coquard conquistou a pontuação máxima. Girmay conquistou ganhar 1pt a Philipsen na luta pela camisola verde. 3km depois, o grupo perseguidor fez a ponte para o grupo da frente. Os ciclistas já estavam a subir a primeira contagem do dia, o mítico, Col do Tourmalet, com 19km a 7.4%. O ritmo tanto na frente da corrida como no pelotão estava a aumentar e ambos os grupos perdiam elementos.

A 73km do fim, Rui Costa e Vauquelin perdiam o contacto com o grupo da frente. No pelotão, Nils Politt (UAE Team Emirates) estava a fazer um fantástico trabalho. 10km depois, Gaudu atacou para a contagem e foi seguida por Lazkano. O espanhol conseguiu largar o francês para ser o primeiro a passar no topo do Col du Tourmalet. Os dois na descida tiraram pé e foram alcançados por Healy, Van der Poel, Lutsenko, Armirail, Quinn, Meintjes, Cort e Kwiatkowski. O pelotão estava a cerca de 3:00 do grupo da frente.

Ben Healy foi o combativo da etapa 14 do Tour de France (Foto: Getty Images)
Ben Healy foi o combativo da etapa 14 do Tour de France (Foto: Getty Images)

A cerca de 34km do fim, Gaudu acelerou e Van der Poel, Quinn, Armirail e Lutsenko acabaram por ceder. Politt abriu para o lado depois de um grande trabalho e Marc Soler (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo. 6km depois, na segunda contagem do dia, Gaudu foi o primeiro a passar no topo. Cort deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente.

Ben Healy consegue isolar-se, mas Adam Yates ataca no pelotão

A 10.6km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a Pla D’Adet, que tem uma pendente média de 7.9%. Os cinco da frente tinham 1:20 de vantagem sobre o pelotão. Gaudu e Healy rapidamente se isolaram na frente da corrida. No pelotão, Soler abriu para o lado e Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo. A 9.4km da meta, Healy acelerou e Gaudu acabou por quebrar. Poucos metros depois, Lazkano passou por Gaudu e tentava chegar a Healy. Egan Bernal (Ineos Grenadiers) perdia o contacto com o pelotão.

João Almeida a comandar o pelotão na etapa 14 do Tour de France (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
João Almeida a comandar o pelotão na etapa 14 do Tour de France (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

A 8.3km da meta, Sivakov abriu para o lado e João Almeida (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo do pelotão. Gaudu conseguiu chegar novamente a Lazkano. Healy tinha 30s de vantagem sobre os dois perseguidores e 1:05 sobre o pelotão. 1km depois, Meintjes chegou a Gaudu. Lazkano cedeu e foi alcançado. Logo a seguir, Adam Yates (UAE Team Emirates) atacou para tentar chegar a Healy e obrigar outras equipas a puxar no pelotão. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) assumiu a perseguição ao britânico. Gaudu acabou por ser alcançado pelo pelotão.

Poderoso ataque de Pogacar que acaba por se isolar na frente da corrida

A 6km da meta, Meintjes foi alcançado pelo pelotão. 1.4km depois, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) atacou e tentava chegar à frente da corrida. Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) impôs o seu ritmo e ia com Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) tentou seguir o dinamarquês e o belga, mas não conseguiu. Poucos metros depois, Pogacar chegou a Adam Yates e os dois rapidamente passaram por Healy.

Adam Yates com Tadej Pogacar na frente da corrida na etapa 14 do Tour de France (Foto: Getty Images)
Adam Yates com Tadej Pogacar na frente da corrida na etapa 14 do Tour de France (Foto: Getty Images)

A 4km da meta, Adam Yates abriu para o lado e Pogacar impôs o seu ritmo. Vingegaard e Evenepoel chegaram a Adam e ainda tentavam chegar ao camisola amarela. 300 metros depois, Evenepoel e Adam deixaram de ter capacidade para seguir Vingegaard. Adam também não conseguiu seguir Evenepoel. Rodriguez passou direto pelo britânico e tentava chegar ao belga.

Pogacar em modo monstro reforça a liderança da geral

Km após km, Tadej Pogacar foi aumentando a vantagem sobre os perseguidores e fez assim o “bis” na etapa 14 do Tour de France. Jonas Vingegaard tentava minimizar as perdas e foi segundo a 39s. Remco Evenepoel completou o pódio a 1:10. Carlos Rodriguez fez uma bela subida a ritmo e foi quarto a 1:19. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) fechou o top5 a 1:23.

João Almeida teve de trabalhar no dia de hoje, ainda passou um pouco mal, mas conseguiu ser 12º a 1:31. O português segue em 4º na geral a 6:01. Rui Costa foi 70º a 26:55 e Nelson Oliveira (Movistar Team) 85º a 30:52.

Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação geral e da montanha. O esloveno tem agora 1:57 sobre Jonas Vingegaard e 2:22 sobre, o melhor jovem, Remco Evenepoel. Biniam Girmay manteve a liderança da classificação por pontos e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.

Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: Getty Images)
Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock