Giacomo Nizzolo vence etapa final do Sibiu Cycling Tour! Florian Lipowitz conquista geral!
O italiano Giacomo Nizzolo (Q36.5 Pro Cycling Team) venceu a última etapa do Sibiu Cycling Tour, uma ligação de 192.9km com partida e chegada em Sibiu, batendo ao sprint o canadiano Riley Pickrell (Israel – Premier Tech) e o irlandês Finn Crockett (VolkerWessels Cycling Team). O belga Milan Menten (Lotto Dstny) foi o primeiro a cruzar a linha de meta, mas acabou por ser relegado por sprint irregular, dando assim a vitória a Nizzolo. Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) chegou seguro no pelotão e conquistou a geral.
Começo com ritmo alto e fuga só se forma após 50km
A última etapa do Sibiu Cycling Tour começou com um ritmo alto. Ao km 4, na primeira contagem do dia, George Bennett (Israel – Premier Tech) foi o primeiro a passar no topo. Após a subida, durante alguns kms, vários ataques aconteceram no pelotão, mas a fuga não se estava a conseguir formar.
Ao km 49, no primeiro sprint intermédio do dia, Joren Bloem (TDT-Unibet) conquistou a pontuação máxima. Logo a seguir, Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Alejandro Callejas (Petrolike), Nicolas Sessler (Victoria Sports Cycling Team), Antoine Berlin (Bike Aid), Ludovico Crescioli (Team Technipes #inEmiliaRomagna), Mark Stewart (Team Corratec – Vini Fantini), Riccardo Biondani (General Store – Essegibi – F.Ili Curia) e Andrei Carbunarea (Romania National Team) atacaram e formaram a fuga do dia.
Ao km 65, na segunda contagem do dia, Biondani foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. 10km depois, Scaroni conquistou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. A 86km do fim, no último sprint intermédio do dia, o italiano conquistou novamente a pontuação máxima. 24km depois, na última contagem do dia, Berlin foi o primeiro a passar no topo.
Alguns ciclistas juntam-se à fuga, mas esta acaba por ser alcançada
A cerca de 60km do fim, o pelotão partiu devido ao aumento de ritmo numa zona exposta ao vento. Poucos kms depois, Otto Van Zanden (Parkhotel Valkenburg), Anton Schiffer (Bike Aid) e Rindert Buiter (VolkerWessels Cycling Team) conseguiram fazer a ponte para o grupo da frente. Callejas e Scaroni decidiram tirar pé e foram alcançados. O grupo da frente tinha apenas 1:10 de vantagem sobre o pelotão.
A cerca de 15km da meta, Jonathan Caicedo (Petrolike) atacou e conseguiu juntar-se aos nove da frente. O pelotão impunha um forte ritmo e estava a apenas 20s do grupo da frente. A 10km da meta, a fuga do dia foi alcançada. 3km depois, a Astana Qazaqstan Development Team acelerou no pelotão e Max Walker e Jonas Reibsch conseguiram isolar-se. Os dois tinham apenas 7s de vantagem.
Duo da Astana alcançado e caótica chegada ao sprint
A 3km da meta, o duo da frente foi alcançado. O ritmo seguiu elevado e o pelotão preparava-se para uma chegada ao sprint num final técnico. Milan Menten conseguiu impor-se ao sprint, mas o belga acabou por ser relegado por sprint irregular. Sendo assim, a vitória caiu para Giacomo Nizzolo que regressou aos triunfos, mais de 1 ano depois, na etapa final do Sibiu Cycling Tour. Riley Pickrell foi segundo e Finn Crockett terceiro.
José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) foi 92º com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, o português foi 79º a 34:07.
Florian Lipowitz é o grande vencedor do Sibiu Cycling Tour, batendo Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) por 20s e George Bennett (Israel – Premier Tech) por 38s. O alemão também conquistou a classificação por pontos. Jeron Bloem venceu a classificação por pontos e Sam Gademan (VolkerWessels Cycling Team) os sprints intermédios. Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) foi o melhor jovem e a Lotto Dstny a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Focus Photos Agency