Jasper Philipsen regressa aos triunfos na etapa 10 Tour de France!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a décima oitava do Tour de France, uma ligação de 187.3km entre Orléans e Saint-Amand-Montrond, batendo ao sprint o eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) e o alemão Pascal Ackermann (Israel – Premier Tech). O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e segue assim o camisola amarela.
Começo tranquilo e com poucos ataques
A décima oitava etapa do Tour de France começou com um ritmo tranquilo com nenhum ciclista a tentar formar a fuga do dia. Ao km 45, Kobe Goossens (Intermarché – Wanty) atacou e foi seguido por Maxim Van Gils e Harm Vanhoucke (Lotto Dstny). 1km depois, Van Gils acabou por tirar pé. O belga estava a esperar pelo pelotão, mas acabou por receber a companhia de Valentin Madouas e Kevin Geniets (Groupama – FDJ). Os três começaram a cooperar e tentavam chegar aos dois da frente.
Ao km 50, os dois da frente tinham 25s de vantagem sobre os três perseguidores e 1:20 sobre o pelotão. 7km depois, os três perseguidores foram alcançados. Goossens acabou por conquistar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Jasper Philipsen conseguiu ser terceiro no intermédio, mas teve mais um sprint polémico por ter fechado Biniam Girmay. Logo a seguir, Vanhoucke tirou pé e esperou pelo pelotão.
Goossens acaba por ser alcançado
Ao km 65, Goossens foi alcançado pelo pelotão. Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) teve um problema mecânico, mas rapidamente reentrou no pelotão. O ritmo da corrida seguiu tranquilo e mais nenhum ataque acabou por acontecer no pelotão. A 80km do fim, Girmay sofreu um furo, mas o eritreu não demorou muito tempo a reentrar no pelotão. 20km depois, o ritmo aumentou um pouco numa zona exposta ao vento. Os sprinters e os favoritos estavam bem colocados com o pelotão a estar esticado, mas nenhum corte acabou por acontecer.
A cerca de 50km do fim, o ritmo voltou a baixar e o pelotão seguia compacto. 30km depois, Arnaud De Lie (Lotto Dstny) teve de trocar de bicicleta. O campeão belga rapidamente reentrou no pelotão, mas tinha de subir no grupo, pois os sprinters já estavam bem na frente a preparem o posicionamento para os kms finais.
Show da Alpecin – Deceuninck no sprint final
Nos últimos kms, o ritmo aumentou com as equipas dos sprinters a lutarem pela frente do pelotão. A 1.6km da meta, o comboio da Alpecin – Deceuninck assumiu o comando do pelotão. Jasper Philipsen estava na posição certa e vários ciclistas lutavam pela sua roda. A 400 metros da meta, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) começou a lançar o sprint de Philipsen. O belga lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua quinta vitória da temporada na etapa 10 do Tour de France.
Biniam Girmay não estava na melhor posição, após a última curva, mas conseguiu fazer uma grande recuperação no sprint final para conseguir ser segundo. Pascal Ackermann confirmou que está a subir de forma ao conseguir ser mais forte que Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) para ser terceiro. Arnaud De Lie perdeu a roda do seu comboio, a cerca de 2km da meta, e foi apenas 17º.
Nelson Oliveira (Movistar Team) e João Almeida (UAE Team Emirates) foram 34º e 35º, respetivamente, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Rui Costa (EF Education – EasyPost) esteve ao serviço de Marijn Van den Berg, nos kms finais. O campeão nacional acabou por depois tirar pé e foi 150º a 1:16.
Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação geral do Tour de France. Biniam Girmay segue líder da classificação por pontos e Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) da classificação da montanha. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) é o melhor jovem e a UAE Team Emirates a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: ASO