Niamh Fisher-Black faz história e conquista etapa 3 do Giro d’Italia!

A neozelandesa Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) venceu a terceira etapa do Giro d’Italia Women, uma ligação de 113km entre Sabbioneta e Toano, após protagonizar um grande ataque a cerca de 800 metros da meta. A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky foi segunda a 6s e completou assim a dobradinha da Team SD Worx-Protime. A campeã francesa Julitte Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) fechou o pódio a 6s. Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) foi quarta a 6s e manteve a liderança da geral.

Lotte Kopecky completou a dobradinha da Team SD Worx-Protime na etapa 3 do Giro d'Italia Women (Foto: Luc Claessen/Getty Images)
Lotte Kopecky completou a dobradinha da Team SD Worx-Protime na etapa 3 do Giro d’Italia Women (Foto: Luc Claessen/Getty Images)

Começo com ritmo alto e ataques, mas fuga só se forma na segunda metade da corrida

A terceira etapa do Giro d’Italia Women começou com um ritmo alto. Por volta do km 14, o forte ritmo provocou um corte no pelotão. 10km depois, as ciclistas que ficaram cortadas conseguiram reentrar no pelotão. Logo a seguir, Laura Asencio (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Giorgia Bariani (Top Girls Fassa Bortolo) atacaram e conseguiram uma ligeira vantagem. Ao km 35, as duas acabaram por ser alcançadas. 14km depois, Jade Wiel (FDJ-Suez) saiu do pelotão e conseguiu isolar-se.

A 53km do fim, no sprint intermédio do dia, Wiel conquistou a pontuação máxima. 2km depois, a francesa foi alcançada. Logo a seguir, Sarah Roy (Cofidis) atacou e formou a fuga do dia. A 40km do fim, Elena Pirrone (Roland) saltou do pelotão e conseguiu fazer a ponte para a australiana. As duas tinham cerca de 30s de vantagem sobre o pelotão.

Pelotão começa a partir na subida final

A cerca de 14km do fim, Pirrone deixou de ter capacidade para seguir Roy e foi alcançada. 1.5km depois, as ciclistas a entram na subida final, Toano, que tem uma pendente média de 4.9%. Logo nos primeiros metros da subida, Roy acabou por ser alcançada. Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) tentou isolar-se, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) impunha um forte ritmo e o pelotão começava a perder unidades.

A 9km da meta, Grace Brown (FDJ-Suez) e Brodie Chapman (Lidl – Trek) perderam o contacto com o pelotão. Kim Cadzow (EF – Oatly – Cannondale) também já não estava no pelotão. A neozelandês ainda deve estar marcada pela queda que sofreu na etapa final do Tour de Suisse Women. Cerca de 3km depois, Chabbey abriu para o lado e Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) assumiu o comando. O ritmo da espanhola era muito forte e o pelotão perdia mais elementos.

Niamh Fisher-Black consegue isolar-se, após seguir Mavi Garcia

A cerca de 4km da meta, Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) perdeu o contacto com o grupo da frente. Poucos metros depois, Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing) e Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez) cederam. A 3km da meta, Niedermaier reentrou na frente da corrida. Poucos metros depois, Ludwig também conseguiu reentrar. A dinamarquesa tentou isolar-se, mas Mavi fechou o espaço.

A 2.2km da meta, Mavi acelerou e conseguiu isolar-se. 200 metros depois, Niamh Fisher-Black atacou e conseguiu fazer a ponte para a espanhola. A neozelandesa não cooperava com Mavi que impunha um forte ritmo. Gaia Realini (Lidl – Trek) comandava o grupo perseguidor em prol de Elisa Longo Borghini. A cerca de 800 metros da meta, Fisher-Black atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Juliette Labous aumenta o ritmo no grupo da Maglia Rosa e começou a fechar o espaço para Mavi.

Fisher-Black faz história com dobradinha da Team SD Worx-Protime

Fisher-Black manteve o seu ritmo e tornou-se assim na primeira neozelandesa a vencer uma etapa no Giro d’Italia Women! Labous passou direta por Mavi e foi apenas seguida por Lotte Kopecky e Longo Borghini. Nos metros finais, a campeã do mundo foi mais forte que a campeã francesa e a campeã italiana para ser segunda a 6s. Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) fez uma grande subida e conseguiu passar Mavi para ser quinta a 10s.

Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) chegou com Uttrup Ludwig a 14s. Antonia Niedermaier chegou a 19s. Kim Le Court foi grande subida a ritmo e ainda conseguiu ser 10ª a 24s. Destaca-se a grande exibição da belga de 18 anos, Lore De Schepper (AG Insurance-Soudal Team) que foi 11ª a 31s. Gaia Realini foi apenas 12ª a 35s.

Elisa Longo Borghini segue líder da classificação geral do Giro d’Italia Women. Lotte Kopecky é a nova líder da classificação por pontos e Niamh Fisher-Black da classificação da montanha. Antonia Niedermaier é a melhor jovem e a Lidl – Trek a melhor equipa.

Elisa Longo Borghini segue a Maglia Rosa do Giro d'Italia Women (Foto: Bart Hazen)
Elisa Longo Borghini segue a Maglia Rosa do Giro d’Italia Women (Foto: Bart Hazen)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Giro d’Italia Women

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock