Jonathan Caicedo vence etapa rainha do Sibiu Cycling Tour! Florian Lipowitz é o novo líder!
O equatoriano Jonathan Caicedo (Petrolike) venceu a quarta etapa do Sibiu Cycling Tour, uma ligação de 207.3km entre Sibiu e Balea Lac, após se isolar na frente da corrida a cerca de 3km da meta. O belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) foi segundo a 12s. O alemão Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) foi terceiro a 14s e é assim o novo camisola amarela.
Aventura da fuga do dia
A quarta etapa do Sibiu Cycling Tour começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. O ritmo seguiu elevado e durante alguns kms, a fuga não conseguia formar-se. Por volta do km 48, Mark Stewart (Team Corratec – Vini Fantini), Joren Bloem e Jordy Bouts (TDT – Unibet), Sam Gademan (VolkerWessels Cycling Team), Edgar Nieto (Victoria Sports Cycling Team), Nicolas Heinrich e Roger Kluge (Rad-Net Osswald), Rowan Baker (Saint Piran), Leo Doyle (XSpeed United Continental) e Anton Lennemann (Bike Aid) atacaram e formaram a fuga do dia.
Ao km 56. na primeira contagem do dia, Gademan foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinha uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. 11km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Gademan conquistou a pontuação máxima. Ao km 97, no segundo sprint intermédio do dia, Bloem foi o mais forte. O pelotão baixou o ritmo e a vantagem da fuga aumentou para 4:30.
A 63km do fim, na segunda contagem do dia, Gademan foi o primeiro a passar no alto. 30km depois, no último sprint intermédio do dia, Bloem assegurou a pontuação máxima. A 23.5km da meta, a fuga do dia entrou na subida final, a Balea Lac, que tem uma pendente média de 5.9%. Poucos kms depois, Kluge e Bouts acabaram por se isolar na frente da corrida. O resto dos ciclistas que estavam na fuga do dia foram alcançados. A cerca de 12km da meta, os dois da frente foram alcançados.
Favoritos começam a mexer na corrida
A 10km da meta, Sergio Higuita (Red Bull – Bora – Hansgrohe), David de La Cruz (Q36.5 Pro Cycling Team) e Jonathan Caicedo atacarma e conseguiram uma vantagem de 30s. 4km depois, George Bennett (Israel – Premier Tech) conseguiu fazer a ponte para o trio da frente. Poucos kms depois, Florian Lipowitz, Andreas Leknessund (Uno-X Mobility), Lennert Van Eetvelt e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) conseguiram também chegar ao grupo da frente.
A cerca de 3km da meta, Caicedo atacou e conseguiu isolar-se. No grupo perseguidor ficaram a marcar-se e a vantagem do equatoriano aumentava. Lander Loockx (TDT-Unibet), Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team) e Eduardo Sepulveda (Lotto Dstny) conseguiu chegar ao grupo perseguidor. Poucos metros depois, ataques começaram a acontecer no grupo perseguidor, mas não tiveram sucesso. Este constante para e arranca, fizeram com que a vantagem de Caicedo aumentasse.
Caicedo resiste e Lipowitz conquista a camisola amarela
Caicedo seguiu com o seu ritmo e regressou assim aos triunfos na etapa rainha do Sibiu Cycling Tour. Nos metros finais, Van Eetvelt foi o mais forte do grupo perseguidor para ser 2º a 12s. Lipowitz ainda seguiu o jovem belga, mas acabou por quebrar perto da meta para ser assim 3º a 14. Moniquet e Riccitello fecharam o top5 a 19s. Bennett e Leknessund quebraram e chegaram a apenas 33s. Bennett manteve o seu lugar no pódio, mas Leknessund perdeu a liderança da geral.
O português José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) foi 88º a 20:39.
Florian Lipowitz é o novo líder da classificação geral e manteve a liderança classificação por pontos do Sibiu Cycling Tour. Matthew Riccitello segue o melhor jovem e Sam Gademan manteve a liderança dos sprints intermédios. Joren Bloem é o novo líder da classificação por pontos e a Lotto Dstny lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Focus Photos Agency