João Almeida oferece a Adam Yates a etapa rainha do Tour de Suisse!
O britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) venceu a sétima etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 119km com partida e chegada em Villars-sur-Ollon, após cruzar a meta lado a lado com o português João Almeida (UAE Team Emirates). O americano Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) fechou o pódio a 14s.
Início com alguns ataques, mas fuga consegue formar-se
A sétima etapa do Tour de Suisse começou com Ion Izagirre e Anthony Perez (Cofidis), Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) e Óscar Rodriguez (Ineos Grenadiers) a saíram do pelotão e a ficarem isolados na frente da corrida. Ao km 114, os quatro acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Harold Lopez (Astana Qazaqstan Team), Maxim Van Gils e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Valentin Paret-Peintre (Decahtlon AG2R La Mondiale), Einer Rubio (Movistar Team), Finlay Pickering (Bahrain Victorious), Jan Christen (UAE Team Emirates) e Johannes Staune-Mittet (Team Visma | Lease a Bike) atacaram e formaram a fuga do dia.
Ao km 111, na primeira passagem no Col de la Croix, 3.8km a 8.8%, Moniquet foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia conseguiu uma vantagem superior a 1:30 sobre o pelotão. Ion Izagirre ficou envolvido numa queda que o obrigou a abandonar a corrida. Poucos kms depois, Raúl Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels) e Harrison Wood (Cofidis) tentaram fazer a ponte para o grupo da frente, mas não tiveram sucesso.
Staune-Mittet consegue isolar-se
Ao km 62, na primeira passagem na Villars-sur-Ollon, com 7.9km a 7.7%, Van Gils foi o primeiro a passar no topo. 2km depois, Christen tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. A 58km do fim, Staune-Mittet atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A Ineos Grenadiers aumentou o ritmo e o pelotão começava a perder unidades. João Almeida estava atrás do comboio da equipa britânica. O grupo que ficou em posição intermédia acabou por ser alcançado.

A 52km do fim, na última passagem no Col de la Croix, Staune-Mittet foi o primeiro a passar no topo. Cerca de 10km depois, a UAE Team Emirates baixou o ritmo do pelotão e a vantagem do norueguês aumentou. Alguns ciclistas que perderam o contacto nas contagens anteriores, conseguiram reentrar no pelotão. A 30km do fim, Staune-Mittet tinha uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. 13km depois, o norueguês conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia.
Favoritos começam a mexer na corrida
A 7.9km da meta, Staune-Mittet entrou na subida final, a Villars-sur-Ollon, com uma vantagem de 40s sobre o pelotão. 900 metros depois, Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) aumentou o ritmo do pelotão que se começou a perder unidades. A 4.3km da meta, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) atacou e ia em busca de Staune-Mittet. No km de ouro, o norueguês assegurou a bonificação máxima. Egan Bernal (Ineos Grenadiers) conquistou 3s e Gall 2s.
A 4km da meta, Gall passou direto por Staune-Mittet e isolou-se na frente da corrida. 1km depois, João Almeida atacou e tentava chegar a Gall. Matthew Riccitello respondeu ao ataque do português e foi seguido por Adam Yates e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike). Almeida acabou por decidir esperou pelos três e impunha um forte ritmo.
Show de Adam Yates e João Almeida

A 1.8km da meta, os quatro perseguidores chegaram a Gall. Logo a seguir, Yates atacou e só Almeida o conseguir seguir. Riccitello tentou seguir os dois ciclistas da UAE Team Emirates, mas acabou por quebrar. Yates e Almeida seguiram com um forte ritmo e acabaram a etapa a cruzar a meta lado a lado com a vitória a cair para o britânico.
Riccitello fez uma grande subida e confirmou novamente o seu excelente potencial ao ser 3º a 14s. Kelderman foi 4º a 16s. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) com Egan Bernal, Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) chegaram a Kelderman, nos metros finais. Gall acabou por quebrar e foi 9º a 32s.
Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 38º a 5:49 e Nelson Oliveira (Movistar Team) 49º a 7:55.
Adam Yates segue líder da classificação geral e parte para o contrarrelógio final do Tour de Suisse com 31s de vantagem sobre João Almeida. Mattias Skjelmose segue o melhor jovem e a UAE Team Emirates a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images