Pello Bilbao honra Gino Mader com vitória na etapa 4 do Tour of Slovenia! Giovanni Aleotti segue líder!
O espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) venceu a quarta etapa do Tour of Slovenia, uma ligação de 147.2km entre Skofljica e Krvavec, após protagonizar um grande ataque a 100m da meta. Bilbao celebrou emotivamente, ao dedicar a vitória ao seu ex-colega de equipa Gino Mader, no dia em que se cumpriu um ano da queda que lhe retirou a vida. O britânico Paul Double (Team Polti Kometa) foi segundo e o italiano Giovanni Aleotti (BORA – hansgrohe) terceiro, ambos a 3s. Com o terceiro posto, Aleotti manteve a liderança da geral.
Etapa rainha começou quase logo a subir
A etapa rainha do Tour of Slovenia começou com diversas tentativas de ataque e, após 10km percorridos, a fuga conseguiu formar-se. Cyril Barthe (Groupama – FDJ), Johan Meens (Bingoal WB), Barnabás Peák (Adria Mobil), Tomas Kalojiros (Pierre Baguette Cycling), Marcel Camprubí (Q36.5 Pro Cycling Team), Michal Paluta (Santic – Wibatech), Davide Baldaccini (Team Corratec – Vini Fantini) e Mihael Stajnar (Ljubljana Gusto Santic) eram os elemntos da fuga, que conseguiu uma vantagem superior a 3:00 sobre o pelotão.
Ao km 14, na primeira contagem do dia, Stajnar foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, Kalojiros assegurou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Ao km 51, Baldacini conseguiu ser o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia, em Topol. A BORA – hansgrohe e a EF Education – EasyPost comandavam o pelotão, mas a fuga tinha uma vantagem de 4:00. 14km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Kalojiros conquistou novamente a pontuação máxima.
Fuga parte, mas é alcançada no início da subida final
A 66km do fim, na terceira contagem do dia, Baldaccini foi o primeiro a passar no alto, dm Cepulje. Poucos kms depois, o pelotão aumentou o ritmo, mas a fuga continuava com uma boa vantagem. A 36km do fim, Domen Novak (UAE Team Emirates) ficou envolvido numa queda. O esloveno voltou à bicicleta e conseguiu reentrar no pelotão. 10km depois, no último sprint intermédio do dia, em Kamnik, Kalojiros voltou a ser o mais forte.
A 16km do fim, Barthe atacou e foi seguido por Paluta e Meens. Camprubi impôs o seu ritmo e conseguiu reentrar no grupo da frente, 2km depois. A 11,7km da meta, os quatro da frente entraram na subida final a Krvavec, com 11,7km a 7,7% de pendente média. O grupo tinha uma vantagem de cerca de 15s sobre o pelotão. Poucos metros depois, Paluta acabou por ceder. A 9,5km da meta, os restantes fugitivos do dia acabaram por ser alcançados. A VF Group – Bardiani CSF – Faizanè impunha um forte ritmo no pelotão.
Favoritos começam a mexer e partem a corrida
A 7km da meta, a Team Jayco – AlUla acelerou no pelotão e vários ciclistas começaram a ceder. 1,2km depois, Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious) aumentou o ritmo em prol de Pello Bilbao. Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers) foi a primeira vítima do forte ritmo do jovem italiano. A 5km da meta, Bilbao atacou e acabou por partir o já reduzido pelotão. O ritmo do espanhol era muito forte e apenas Domenico Pozzovivo (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Giovanni Aleotti o conseguiram seguir. Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) não quis ir ao choque e decidiu colocar o seu ritmo.
Paul Double (Team Polti Kometa) foi mais um ciclista que decidiu não ir ao choque. O britânico fez uma grande recuperação a ritmo e reentrou no grupo da frente a 1,8km da meta. Logo a seguir, Bilbao atacou, mas não conseguiu isolar-se. Os quatro da frente passavam mais tempo a marcar-se do que a colaborar e um grupo de dez ciclistas estava a aproximar-se.
Pello Bilbao honra Gino Mader e Giovanni Aleotti segura liderança
A 1km da meta, Double atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Alguns metros depois, o britânico voltou a mexer e foi seguido por Bilbao. Os dois conseguiram uma ligeira vantagem sobre Pozzovivo e Aleotti, mas os dois italianos conseguiram reentrar a cerca de 300m da meta. Giulio Pellizzari saltou do grupo perseguidor e ia em busca do quarteto da frente.
A 100m da meta, quando Pellizzari chegou à frente da corrida, Bilbao atacou e ninguém teve capacidade para o seguir. O espanhol seguiu com o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada na etapa 4 do Tour of Slovenia. Double foi mais forte ao sprint que Aleotti, Pellizzari e Pozzovivo para ser segundo a 3s.
António Morgado foi 75º a 14:54. Na geral, o português caiu para 48º a 16:34 do líder.
Giovanni Aleotti segue líder da classificação geral e parte para a última etapa com 12s de vantagem sobre Pello Bilbao e 25s sobre Giulio Pellizzari. O italiano também lidera a classificação por pontos. Pellizzari segue líder da juventude e Davide Baldaccini da classificação da montanha. A VF Group – Bardiani CSF – Faizanè lidera por equipas.
Classificações:
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency