Tim Merlier vence batalha de titãs e conquista etapa 2 do Belgium Tour!
O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a segunda etapa do Belgium Tour, num dia que ligou Merelbeke a Knokke Heist, num total de 184.5km, após bater ao sprint o compatriota Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e o neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike).
Começo com ritmo alto, mas fuga acaba por se formar
A segunda etapa do Belgium Tour começou com um ritmo alto e o pelotão rapidamente ficou esticado. Alguns ciclistas tentaram formar a fuga do dia, mas acabaram por não conseguir. A 170km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Daan Van Sintmaartensdijk (BEAT Cycling Club) foi o mais forte. 20km depois, Ward Vanhoof (Team Flander – Baloise), Davide Bais (Team Polti Kometa), Kay De Bruyckere (Pauwels Sauzen – Bingoal), Lars Loohuis (BEAT Cycling Club), Quentin Bezza (Philippe Wagner – Banin), Gianni Marchand (Tarteletto – Isorex), Max Kroonen (VolkerWessels Cycling Team) conseguiram formar a fuga do dia.
Fuga dura pouco e algumas quedas no pelotão
A 82km do fim, os ciclistas entram numa zona exposta ao vento e a vantagem da fuga começou a cair. 7km depois, a fuga do dia foi alcançada e o pelotão estava bastante esticado, mas cortes não aconteceram. A 65km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. 17km depois, Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia.
A 44km do fim, Maxime De Poorter (Tarteletto – Isorex), Sam Gademan e Finn Crockett (VolkerWessels Cycling Team) sofreram uma queda. Pouco depois, Davide Bais e Declan Irvine (Team Novo Nordisk) também ficaram envolvidos uma queda. A 29km do fim, Lars Craps (Team Flanders – Baloise) foi o mais forte no último sprint intermédio. Riley Sheehan (Israel – Premier Tech) sofreu uma queda, mas voltou a reentrar no pelotão.
Final ao sprint entre os grandes favoritos
A 11km da meta, no km de ouro, Mathias Vacek (Lidl – Trek) conquistou 4s de bonificação. Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility) conquistou 3s que o ajudaram a segurar a liderança da geral. Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) também foi buscar 3s e Jasper Stuyven (Lidl – Trek) e Damien Touze (Decathlon AG2R La Mondiale) conquistaram 2s.
Nos últimos 5km, as equipas tentou levar os seus sprinters para o melhor posicionamento para o sprint, principalmente as dos favoritos à vitória e a do líder Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility). A 200 metros da meta, Tim Merlier lançou o sprint no momento certo e acabou por não dar hipótese para conquistar a sua 11ª vitória da temporada na etapa 2 do Belgium Tour. Jasper Philipsen lançou tarde o sprint, numa altura em que o seu lançador ia com poucas forças, e acabou por ser segundo. Olav Kooij fechou o pódio.
Soren Waerenskjold continua como líder da classificação geral e da classificação por pontos do Belgium Tour. Mathias Vacek (Lidl – Trek) é o melhor jovem, Lars Craps é o líder dos sprints intermédios (Team Flanders – Baloise) e a Lidl – Trek a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images