Phil Bauhaus conquista etapa 2 do Tour of Slovenia e é o novo líder da geral!

O alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) venceu a 2ª etapa do Tour of Slovenia, após bater ao sprint, o italiano, Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) e, o esloveno, Luka Mezgec (Team Jayco-AlUla). Após Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) ter cedido e não ter terminado integrado no pelotão, Bauhaus subiu à liderança da geral!

A segunda etapa

Hoje realizou-se a 2ª etapa do Tour of Slovenia, que ligou Zalec a Rogaska Slatina ao longo de 177,9km. Ao longo do percurso, os corredores passaram por 5 sprints intermédios e 1 prémio de montanha de 2ª categoria. Embora o percurso fosse na sua maioria plano, a etapa era marcada pela dura ascensão de 7,6km a 6,5%. A subida situava-se a meio da jornada e podia ser um entrave para alguns sprinters como Dylan Groenewegen.

Perfil da 2ª etapa do Tour of Slovenia
Perfil da 2ª etapa do Tour of Slovenia

Fuga facilmente se forma e quebra do líder

A fuga do dia conseguiu formar-se quando haviam percorrido cerca de 10km e era composto por Dylan Hopkins (Ljubljana Gusto Santic), Mario Gamper (Santic-Wibatech), Nicolas Gojkovic (Adria Mobil) e Tomas Kalojiros (Pierre Baguette Cycling). A 163km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Gojkovic foi o mais forte. 10km depois, Davide Baldaccini (Team Corratec-Vini Fantini) e Marcel Skok (Adria Mobil) também se juntavam à fuga, conseguindo obter uma vantagem ligeiramente superior a 5 minutos.

A 109km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Gojkovic conquistou a pontuação máxima. Cerca de 25km depois, na contagem do dia a Bahrain Victorious aumentou o ritmo do pelotão. O camisola verde, Dylan Groenewegen acabou por ceder. A 82km do fim, Baldaccini foi o primeiro a passar no topo da contagem do dia. A vantagem dos fugitivos do dia caiu para 1:00.

Pequeno grupo com António Morgado junta-se à fuga e ataques acontecem

A cerca de 72km do fim, ataques aconteceram no pelotão e ufm pequeno grupo conseguiu ficar intermédio. O português António Morgado (UAE Team Emirates) era um dos ciclistas nesse grupo que conseguiu juntar-se à fuga do dia. 5km depois, Morgado foi o mais forte no terceiro sprint intermédio do dia.

António Morgado esteve ao ataque na etapa 2 do Tour of Slovenia! (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)
António Morgado esteve ao ataque na etapa 2 do Tour of Slovenia! (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)

A 65km do fim, Morgado, Mikkel Honoré (EF Education-EasyPost), Pau Miquel (Equipo Kern Pharma), Connor Swift (INEOS Grenadiers) e Martin Marcellusi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) atacaram e isolaram-se na frente da corrida. Os ciclistas que ficaram em intermédio foram alcançados. 1km depois, Morgado sofreu uma queda feia. O português ficou um pouco maltratado, mas voltou à bicicleta e foi recolhido pelo pelotão.

Grupo da frente começa a partir

A 58km do fim, Miquel foi buscar a pontuação máxima no quarto sprint intermédio do dia. 5km depois, Honore somou a pontuação máxima no quinto sprint intermédio do dia. O quarteto da frente conseguiu uma vantagem de cerca de 1:10 sobre o pelotão. A 38km do fim, no último sprint intermédio do dia, Marcellusi foi o mais forte. 1km depois, Vegard Stake Laengen (UAE Team Emirates) atacou e tentava juntar-se ao grupo da frente.

A 33km do fim, Marcellusi sofreu um furo e perdeu o contacto com o grupo da frente. O italiano foi alcançado por Laengen, mas acabou por ter uma saída de estrada e foi recolhido pelo pelotão. 3km depois, Miquel também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. A 21km da meta, Laengen foi alcançado. 2km depois, Miquel também acabou por ser alcançado.

Fugitivos alcançados e nova chegada ao sprint

A 18km da meta, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas Matej Mohoric (Bahrain Victorious) não deixou ninguém ganhar um espaço importante. 10.5km depois, Honoré atacou e isolou-se na frente da corrida. Swift não teve capacidade para o seguir e acabou por ser alcançado. A 5km da meta, Honoré ainda tinha 21s de vantagem sobre o pelotão.

A 2.3km da meta, Honoré foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Bahrain Victorious. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer e Ben Healy (EF Education – EasyPost) conseguiu uma ligeira vantagem, mas foi alcançado a 1.5km da meta. 1km depois, uma queda aconteceu no pelotão. Paul Penhoet, o sprinter da Groupama-FDJ, foi um dos envolvidos. Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) não foi ao chão, mas ficou preso na queda.

A 350 metros da meta, Robin Froidevaux (Tudor Pro Cycling Team) assumiu o comando e preparava-se para lançar Alberto Dainese. O italiano lançou o sprint final com Luka Mezgec ao seu lado e Phil Bauhaus na sua roda. Nos últimos metros, Bauhaus saiu da roda de Dainese e, com o esticar da bicicleta, conseguiu bater o italiano para vencer assim a 2ª etapa do Tour of Slovenia. Mezgec quebrou na parte final, mas ainda conseguiu ser 3º.

Contas da geral e de António Morgado em prova

António Morgado chegou no pelotão e foi 59º. O português mostrou-se ativo e num bom nível, apesar da queda sofria. Na geral, Morgado é 60º a 14s do líder.

Com a vitória de hoje, Phil Bauhaus conseguir subir à liderança da geral e da classificação por pontos Davide Baldaccini é o novo líder da classificação da montanha e Alexander Hajek (BORA-Hansgrohe) é o novo líder da juventude. A Team Jayco-AlUla mantém a liderança da classificação por equipas.

Amanhã teremos uma jornada de 160.5km entre Ljubljana a Nova Gorica. A etapa promete provocar as primeiras diferenças na geral. Jhonatan Narvaez (Ineos Grenadiers), Ben Healy e António Morgado dão se bem neste tipo de etapas. Irá o português brilhar e mostrar aquilo que é capaz amanhã?

Phil Bauhaus é o novo líder do Tour of Slovenia! (Foto: Sportida)
Phil Bauhaus é o novo líder do Tour of Slovenia! (Foto: Sportida)

Classificações:

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Sportida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock