Jarno Widar triunfa em Pian della Mussa e sobe à liderança do Giro Next Gen!
Jarno Widar (Lotto-Dstny Development Team) venceu a 3ª etapa do Giro Next Gen, que teve o seu primeiro final em alto, após protagonizar um poderoso ataque a 1km da meta! O belga bateu Wouter Toussaint (Wanty-ReUz-Technord) e Mathys Rondel (Tudor Pro Cycling Team U23) por 21s e é assim o novo líder da geral!
A terceira etapa
Hoje decorreu a 3ª etapa do Giro Next Gen, que traria a primeira grande briga pela geral. A jornada era bastante acidentada com várias subidas que marcavam as pernas dos ciclistas para a subida final, a Balme – Ala di Sturra, com 19.4km a 5.3%. Ao longo do percurso estavam marcados 3 prémios de montanha e 1 sprint intermédio.
Fuga com boa vantagem sob olhares atentos do pelotão
A fuga do dia era constituída por quatro elementos, sendo eles Cedric Abt (Team Lotto Kern-Haus PSD Bank), Federico Iacomoni (Zalf Euromobil Fior), Kevin Pezzo Rosola e Lorenzo Peschi (General Store-Essegibi-Friuli Curia). Os quatro conseguiram uma vantagem superior a 5:00, que os ajudou a lutar pelas duas primeiras contagens do dia. O pelotão controlou esta vantagem, que foi diminuindo progressivamente conforme as vária subidas do dia.
A 51km do fim, na primeira contagem do dia, Peschi foi o primeiro a passar no topo. 20km depois, na segunda contagem do dia, a fuga partiu e Rosola e Iacomoni ficaram isolados. A 30km d fim, Iacomoni acelerou e Rosola acabou por quebrar. 1km depois, o italiano foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Poucos metros depois, Iacomoni acabou por ser alcançado. O pelotão reduziu bastante devido ao forte ritmo da Lotto Dstny Development. e da Team Visma | Lease a Bike Development. O, Maglia Rosa, Paul Magnier (Soudal Quick-Step Devo Team) já não estava no pelotão.
Começo bastante ofensivo na subida final
A 19.4km da meta, os ciclistas entraram na subida final. Nenhuma equipa estava a querer pegar no grupo e ataques começaram a acontecer. 2km depois, Milan Donie (Lotto Dstny Development Team) conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Tijmen Graat (Team Visma-Lease a Bike Development) e por Alessandro Pinarello (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) fizeram a ponte para o belga. A 11km da meta, Graat foi buscar 3s de bonificação no sprint intermédio do dia. Donie conquistou 2s e Pinarello 1s.
A 8.5km da meta, Will Smith (Trinity Racing) atacou e passou direto por Graat, Pinarello e Donie que acabaram por ser alcançados. Killian Verschuren (Decathlon AG2R La Mondiale Development) tentou chegar ao britânico, mas não teve sucesso. A Tudor Pro Cycling Team U23 comandava o pelotão que não deixava Smith ter mais de 20s de vantagem.
Widar destrói a concocorrência nos kms finais
A 3.7km da meta, Jarno Widar atacou e rapidamente passou por Smith. 700 metros depois, Mathys Rondel e Wouter Toussaint foram os únicos a conseguir chegar à roda do belga. Um grupo composto por Pavel Novak e Florian Kajamini (Team MBH Bank Colpack Ballan), Pau Marti (Israel – Premier Tech Academy) e Pablo Torres (UAE Team Emirates Gen Z) formou-se na perseguição ao trio da frente.
Widar manteve um ritmo elevado, mas Rondel e Toussaint mantinham-se na sua roda. A 1km da meta, o belga atacou e acabou por largar o francês e o neerlandês. Widar foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores, metro após metro, para vencer assim a etapa 3 do Giro Next Gen! Toussaint foi mais forte que Rondel, nos últimos metros, para ser 2º a 21s.
A má prestação da Team Visma | Lease a Bike Development foi a maior surpresa do dia. Tijmen Graat foi o melhor da equipa neerlandesa e foi apenas 11º a 1:28. Jorgen Nordhagen foi 22º a 2:17 e Darren Van Bekkum 29º a 4:21.
Prestação portuguesa e contas na etapa e na geral
Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy) apresentou-se hoje como co-líder da formação israelita, que seria liderada por Pau Martí. Deste modo, o português concluiu a etapa em 28º a 4:21. Na geral, Daniel é agora 27º a 4:53. Já Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco) conseguiu terminar em 37º a 7:51. Na geral, o campeão nacional é 40º a 10:34.
Com a grande exibição na subida final, Jarno Widar subiu à liderança da classificação geral. O belga também lidera a classificação da montanha e a juventude. Paul Magnier manteve a liderança da classificação pontos e a VF Group – Bardiani CSF- Faizanè é a melhor equipa.
Amanhã segue-se para a 4ª etapa, que ligará Pertusio a Borgomanero ao longo de 139km. A jornada promete um dia mais pacífico, com um percurso perfeito para os sprinters vingarem.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Giro Next Gen