Ally Wollaston bate Marianne Vos e conquista etapa 1 da Volta Ciclista a Catalunya!
A neozelandesa Ally Wollaston (AG Insurance-Soudal Team) venceu a primeira etapa da Volta Ciclista a Catalunya, uma ligação de 100.7km com partida e chegada em Manresa, batendo ao sprint a neerlandesa Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) e a campeã cubana Arlenis Sierra (Movistar Team).
Mireia Trias tenta várias vezes formar a fuga do dia
A primeira etapa da Volta Ciclista Catalunya começou com um ritmo alto. Mireia Trias (Massi Baix Ter Women’s Team) tentou várias vezes formar a fuga do dia, mas a AG Insurance-Soudal Tema e a Team Visma | Lease a Bike controlavam a vantagem da espanhola e faziam com que não ficasse muito tempo isolada na frente da corrida.
A 54km do fim, na primeira contagem do dia, Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) foi a primeira a passar no topo. Cerca de 4km depois, Trias voltou a mexer e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. A 42km do fim, a espanhola acabou por ser alcançada pelo pelotão que estava a aumentar o ritmo. 7km depois, no sprint intermédio do dia, Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) foi buscar 3s de bonificação. Grace Brown (FDJ-Suez) conquistou 2s e Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) 1s.
Alguns ataques, mas corrida é decidida ao sprint
A 22km da meta, na última contagem do dia, a AG Insurance-Soudal Team aumentou o ritmo com Mireia Benito e o pelotão acabou por perder algumas unidades. 2km depois, Justine Ghekiere acabou por ser a primeira a passar no topo da subida. A 11km da meta, algumas ciclistas tentaram isolar-se, mas sem sucesso. Anastasiya Kolesava (Canyon//SRAM Racing) conseguiu uma pequena vantagem, nos kms finais, mas acabou por ser alcançada e a etapa iria ser disputada ao sprint.
Nos metros finais, Ally Wollaston lançou o sprint final e Marianne Vos rapidamente colocou-se ao seu lado. A neozelandesa conseguiu ser mais forte que a neerlandesa, nos últimos metros, para conquistar assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 1 da Volta Ciclista a Catalunya. Arlenis Sierra acabou por fechar o pódio. Destaca-se o excelente sprint da francesa de 19 anos, Lise Ménage (Cofidis), que conseguiu ser 5ª.
Ally Wollaston é a primeira líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude da Volta Ciclista a Catalunya. Justine Ghekiere é a primeira líder da classificação da montanha e a Team Visma | Lease a Bike é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency