Maxim Van Gils conquista GP Kanton Aargau! Rui Costa regressa com top10!
O belga Maxim Van Gils (Lotto Dstny) venceu o GP Kanton Aargau, uma clássica de 173.8km com partida e chegada em Leuggern, batendo ao sprint o italiano Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) e o espanhol Roger Adrià (Bora – Hansgrohe).
Início ofensivo, mas fuga acaba por ser formar
O GP Kanton Aargau começou com Fabian Lienhard e Joshua Golliker (Groupama – FDJ Conti), Sebastian Niehues (Rembe Pro Cycling Team), Sebastian Schonberger (Team Felt-Felbermayr) e Leo Doyle e Christoph Janssen (XSpeed United Continental) a saíram do pelotão e a conseguiram uma pequena vantagem. A 157km do fim, os seis foram alcançados. Logo a seguir, Leo Doyle, Johan Jacobs (Seleção Suíça) e Michael Kukrle (Team Felt-Felbermayr) atacaram e formaram a fuga do dia.
A 151km do fim, Jan Stockli (Team Corratec – Vini Fantini), Sebastian Niehues e Christoph Janssen fizeram a ponte para o trio da frente. 30km depois, o grupo da frente tinha uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão. A 94km do fim, Niehues cedeu e acabou por ser alcançado pelo pelotão. A vantagem da fuga do dia aumentou para quase 4:00.
Fuga alcançada e novos ataques no pelotão
A 58km do fim, Kukrle e Jacobs conseguiram isolar-se na frente da corrida. 4km depois, Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) sofreu uma queda que o obrigou a abandonar a corrida. Stockli, Janssen e Doyle foram alcançados. A 47km do fim, os dois da frente também acabaram por ser alcançados pelo pelotão. 10km depois, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas sem sucesso.
A 35km do fim, Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels) conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. 1km depois, Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) e Marcel Camprubi (Q36.5 Pro Cycling Team) chegaram ao italiano. A 33km do fim, os três foram alcançados. 3km depois, Rui Costa (EF Education – EasyPost), Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe), Jan Christen (UAE Team Emirates), Andrea Bagioli (Lidl – Trek) e Mauro Schmid atacaram e isolaram-se na frente da corrida.
Grupo alcançado, novos ataques, mas corrida é decidida ao sprint
A 20km da meta, os cinco da frente tinham uma vantagem de 30s sobre o pelotão. 2km depois, Higuita e Rui Costa perderam o contacto com o grupo da frente. A 17km da meta, o colombiano reentrou na frente da corrida, mas o português acabou por ser alcançado. 4km depois, o quarteto da frente acabou por ser alcançado.
A 8km da meta, Marc Hirschi (UAE Team Emirates) atacou e foi seguido por Richard Carapaz (EF Education – EasyPost). 3km depois, Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) e Lorenzo Rota (Intermarché – Wanty) fizeram a ponte para os dois da frente. Poucos metros depois, os quatro foram alcançados. A 4.3km da meta, Carapaz atacou, mas foi alcançado 500 metros depois. A 2.6km da meta, Schmid conseguiu uma pequena vantagem, mas não ficou mais de 1km na frente da corrida.
Nos metros finais, Bagioli acelerou e preparava-se para lançar o sprint de Thibau Nys (Lidl – Trek). Bettiol lançou o sprint de longe com Van Gils de imediato a colocar-se ao seu lado. Nys acabou por ficar preso entre Verre e Bagioli e acabou por ir ao chão levando o seu colega consigo. Nos últimos metros, Van Gils acabou por facilmente passar Bettiol para conquistar a sua terceira vitória da temporada no GP Kanton Aargau. Adrià foi mais forte que Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) para ser terceiro.
Rui Costa mostrou-se bem no seu regresso à competição, após a queda sofrida na Volta ao Algarve. O português esteve ao ataque e ainda foi 10º no sprint final.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency