Lotte Kopecky bate Letizia Paternoster no photofinish e vence etapa 1 do Tour of Britain!
A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) venceu a primeira etapa do Tour of Britain Women, uma ligação de 143km entre Welshpool e Llandudno, batendo ao sprint a italiana Letizia Paternoster (Liv AlUla Jayco) e a campeã britânica Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL).
Início bastante ofensivo
A primeira etapa do Tour of Britain começou com Josie Talbot (Cofidis) a sair do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. A cerca de 115km do fim, Talbot acabou por ser alcançada. 30km depois, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. A 81km do fim, na primeira contagem do dia, Heidi Franz (Lifeplus Wahoo) foi a primeira a passar no topo. 3km depois, novos ataques aconteceram no pelotão. Algumas ciclistas conseguiram uma ligeira vantagem, mas foram rapidamente alcançadas.
A cerca de 70km do fim, Barbara Guarischi (Team SD Worx-Protime), Franziska Koch (Team DSM-Firmenich PostNL), Amber Pate (Liv AlUla-Jayco), Katia Ragusa (Human Powered Health), Valerie Demey (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Millie Couzens (Seleção Britânica) conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão. 5km depois, as seis acabaram por ser alcançadas. Logo a seguir, Lucy Harris (Pro-Noctis-200 º Coffee-Hargreaves Contracting) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida.
Ataques continuam e forte grupo isola-se
A 48km do fim, Josie Talbot, Christine Majerus (Team SD Worx-Protime), Millie Couzens, Daniek Hengeveld (Team DSM-Firmenich PostNL), Teniel Campbell (Liv AlUla-Jayco), Krista Doebel-Hickok (Human Powered Health), Anne Knijnenburg (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Connie Hayes (Doltcini O’Shea) tentavam fazer a ponte para Harris. 3km depois, as oito acabaram por ser alcançadas.
A 42km da meta, Harris acabou por ser alcançada. Logo a seguir, ataques aconteceram no pelotão e Lotte Kopecky e Christine Majerus, Pfeiffer Georgi, Victorie Guilman (St Michel-Mavic-Auber93), Lizzie Deignan e Anna Henderson (Seleção Britânica), Ruby Roseman-Gannon e Letizia Paternoster (Liv AlUla-Jayco) e Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team) ficaram isoladas. Deignan acabou por ser a primeira a passar no topo da última contagem do dia.
Nove da frente ganham grande vantagem e disputam etapa ao sprint
A 20km da meta, no sprint intermédio do dia, Paternoster foi buscar 3s de bonificação. Kopecky conquistou 2s e Georgi 1s. As nove da frente estavam a colaborar muito bem e tinham uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão. A 8km da meta, Lucy Lee (Das – Hutchinson – Brother UK) saltou do pelotão e tentava garantir um lugar no top10 da etapa.
A 2km da meta, Henderson tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. 1km depois, a britânica voltou a mexer, mas Roseman-Gannon fechou o espaço. A 350 metros da meta, Majerus acelerou para lançar o sprint de Kopecky. 150 metros depois, a Campeã do Mundo lançou o sprint final com Paternoster na roda. Poucos metros depois, a italiana colocou-se ao lado de Kopecky. Nos últimos metros, com o esticar da bicicleta, Kopecky conseguiu bater Paternoster para vencer assim a etapa 1 do Tour of Britain. Georgi foi mais forte que Deignan para ser 3ª.
Lotte Kopecky é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Lizzie Deignan é a primeira líder da classificação da montanha e Eline Jansen da juventude. A Team SD Worx-Protime é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Lloyds Bank Tour of Britain