Lenny Martinez faz remontada e conquista Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes!

O francês Lenny Martinez (Groupama – FDJ) venceu o Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes, uma ligação de 168.2km entre Puget-Théniers e Valberg, após se isolar na frente da corrida a 900 metros da meta. O francês Clément Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale) foi segundo a 10s e o belga Harm Vanhoucke (Lotto Dstny) terceiro a 15s.

Fuga consegue formar-se, mas acaba por partir na primeira subida do dia

O Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 142km do fim, Valentin Retailleau (Decathlon AG2R La Mondiale), Andrea Mifsud e Melvin Crommelinck (Nice Métropole Côte d’Azur), Lucas Beneteau (St Michel-Mavic-Auber93) e Pierre Basset (CIC U Nantes Atlantique) atacaram e formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão.

A 111km do fim, Pierre Latour e Paul Ourselin (TotalEnergies) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o quinteto da frente. 6km depois, Ourselin abriu para o lado e Latour tentava chegar ao grupo da frente. A 99km do fim, Retailleau isolou-se na frente da corrida. Latour chegou a Crommelinck e Beneteau que tentavam reentrar na frente da corrida. Cerca de 1km depois, Latour acelerou e fez a ponte para Retailleau.

Retailleau consegue isolar-se, mas acaba por ser alcançado

A 85km do fim, os dois da frente tinham 1:30 sobre Beneteau e Crommelinck e 3:50 sobre o pelotão. 3km depois, Retailleau acelerou e Latour deixou de ter capacidade para o seguir. A 73km do fim, um corte acabou por acontecer no pelotão. 2km depois, Crommelinck passou direto por Latour. Poucos metros depois, Beneteau fez a ponte para Latour.

A cerca de 65km do fim, Beneteau e Latour foram alcançados. Poucos kms depois, Crommelinck também foi alcançado. A Groupama – FDJ impunha um ritmo elevado e o pelotão começava a perder cada vez mais elementos. A 51km do fim, Retailleau acabou por ser alcançado. 8km depois, a Decathlon AG2R La Mondiale juntou-se à Groupama – FDJ na frente do pelotão que com o forte ritmo voltou a partir.

Quedas marcam o início do Col de la Coulliole

A 30km do fim, os ciclistas entraram na subida mais dura do dia, o Col de la Coulliole, com 15.8km a 7.3%. A Groupama – FDJ acelerou e o grupo perdia muitos elementos. 6km depois, Lenny Martinez tentou isolar-se, mas Stephen Williams (Israel – Premier Tech) não o deixou ganhar um espaço importante. A 22.5km do fim, Martinez e Darren Rafferty (EF Education – EasyPost) ficaram envolvidos numa queda. O francês rapidamente voltou à bicicleta e tentava reentrar no pelotão.

Vários ataques acabaram por acontecer no pelotão, mas nenhum ciclistas ganhou um espaço importante. Os favoritos acabaram por se marcar e, a 21km da meta, Martinez conseguiu reentrar no grupo. Logo a seguir, nova queda aconteceu na qual ficaram envolvidos Guillaume Martin (Cofidis) e Ivan Sosa (Movistar Team). Ambos voltaram à bicicleta, mas não seria nada fácil reentrar na frente da corrida, pois o ritmo estava a aumentar.

Corrida começa a partir e os mais fortes começam a destacar-se

A 21km da meta, David Gaudu (Groupama – FDJ) atacou, mas não ganhou um espaço importante. Logo a seguir, George Bennett (Israel – Premier Tech) contra atacou e só Gaudu acabou por o seguir. A 19.5km da meta, o francês deixou de ter capacidade para seguir o neozelandês e foi alcançado por Clément Berthet, Lenny Martinez, Harm Vanhoucke, Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) e Gregor Muhlberger (Movistar Team). Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels) chegou a estar neste grupo, mas acabou por ficar a pé.

A 18.5km da meta, Martinez atacou e foi seguido por Riccitello e Berthet. Vanhoucke impôs o seu ritmo e não estava longe dos três. Gaudu não teve capacidade para seguir nenhum dos ataques. 1km depois, os três perseguidores chegaram a Bennett. Poucos metros depois, Vanhoucke também chegou ao grupo da frente. A 17km da meta, Berthet atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 1.5km depois, Ivan Sosa fez uma grande recuperação e conseguiu reentrar no grupo perseguidor.

Martinez faz a ponte para Berthet

Clément Berthet e Lenny Martinez foram os protagonistas da 4ª edição da Mercan'Tour Classic Alpes-Maritimes (Foto: LNC/B.Bade)
Clément Berthet e Lenny Martinez foram os protagonistas da 4ª edição do Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes (Foto: LNC/B.Bade)

A 14.8km da meta, Martinez atacou e conseguiu fazer a ponte para Berthet. 1km depois, o jovem francês acelerou e conseguiu isolar-se. A 11km da meta, Berthet conseguiu juntar-se novamente a Martinez numa fase plana. Os dois tinham 25s de vantagem sobre os quatro perseguidores. A 4.5km da meta, Riccitello deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo perseguidor. 2.5km depois, Bennett também perdeu o contacto com o grupo perseguidor.

A 1.5km da meta, Guillaume Martin e Gregor Muhlberger passaram diretos por Riccitello e chegaram a Bennett. José Manuel Diaz (Burgos-BH) e Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) chegaram a Riccitello. Martinez e Berthet estavam a colaborar muito bem e aumentaram a vantagem que tinha sobre Vanhoucke e Sosa para 41s.

Harm Vanhoucke voltou a confirmar o seu bom momento de forma na Mercan'Tour Classic Alpes-Maritimes (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)
Harm Vanhoucke voltou a confirmar o seu bom momento de forma no Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)

Lenny Martinez completa a remontada

A 900 metros da meta, Martinez atacou. Berthet tentou responder ao seu compatriota, mas acabou por não ter capacidade. Martinez manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua quinta vitória da temporada no Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes. Berthet fez uma grande corrida e acabou por ser 2º a 10s. Vanhoucke conseguiu ser mais forte ao sprint que Sosa para fechar o pódio a 15s. Muhlberger largou Martin e Bennett para ser 5º a 28s.

Destaca-se as excelentes prestações dos jovens Lukas Nerurkar e Matthew Riccitello que foram 9º a 1:01 e 10º a 1:03, respetivamente. David Gaudu foi apenas 18º a 4:57 e Cristian Rodriguez 28º a 7:13.

Pódio Final

Pódio da Mercan'Tour Classic Alpes-Maritimes com Harm Vanhoucke, Lenny Martinez e Clement Berthet (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)
Pódio do Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes com Harm Vanhoucke, Lenny Martinez e Clement Berthet (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Groupama – FDJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock