Leonardo Garcia vence em Anadia e Dimas Mota conquista Taça de Portugal Cadete!
O algarvio Leonardo Garcia (Alenquer / GDM / Anipura) venceu a quarta e última prova da Taça de Portugal Cadete, uma corrida com 79km com partida e chegada em Anadia, levando a melhor no grupo que integrou a fuga do dia! Leonardo triunfou com 9s sobre Guilherme Santos (LA Alumínios / Vila Galé / Matos Cheirinhos), o vencedor do dia anterior, e 11s sobre o seu colega de equipa André Jarmela (Alenquer / GDM / Anipura). Dimas Mota (Landeiro | KTM | Matias&Araújo foi sétimo no pelotão e garantiu a conquista da Taça de Portugal Cadete!
Fuga de qualidade formada desde cedo
A Taça de Portugal Cadete teve o seu final este domingo com a tradicional prova em Anadia. A decisão do vencedor estava ainda muito em aberto, já que apenas 5pts separavam Guilherme Ribeiro (Paredes / Fortunna) e Dimas Mota.
O dia começou de forma rápida, com vários ataques infrutíferos em busca da fuga. Só ao km 20 um grupo teve liberdade para sair, na movimentação que se revelou decisiva. André Jarmela, Guilherme Santos e Leonardo Garcia foram os três homens a adiantarem-se ao pelotão. A diferença do trio situou-se na casa do minuto durante algum tempo. Todavia, a falta de perseguição permitiu a diferença crescer para discutirem a vitória.
Fuga discutiu a vitória, mas pelotão decidiu a geral da Taça
A 32km do fim, Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) tentou também atacar e colocou-se em posição intermédia. Já estando um pouco longe do grupo e da vitória na geral da Taça, o pelotão deixou-o sair. Com 14km pela frente, a diferença era já de 3min, e apesar dos ataques no pelotão, a diferença mantinha-se elevada.
No km final, Leonardo Garcia destacou-se para conquistar a vitória a solo! No sprint pelo segundo posto, Guilherme Santos levou a melhor sobre André Jarmela, a 9s do vencedor. Gonçalo Costa foi quarto, já a 1:49, mas o pelotão estava ainda mais longe. Os candidatos à vitória na Taça chegaram a quase 4min, com Simão Pedrosa (Tensai / Sambiental / Santa Marta) a ser sexto, a 3:53. Logo atrás de si, Dimas Mota fechou em sétimo, e Guilherme Ribeiro em oitavo, confirmando a geral da Taça para o ciclista da equipa de Roriz.
Nas contas da Taça de Portugal, Dimas Mota assegurou a vitória, com 210pts, os mesmos de Guilherme Ribeiro, que foi segundo. A decisão deu-se perante o número de vitórias conseguidas, pendendo o triunfo de Dimas Mota na segunda ronda da Taça. Simão Pedrosa foi terceiro, com 190pts. Coletivamente, a vitória na Taça sorriu à LA Alumínios / Vila Galé / Matos Cheirinhos.
Classificações
2024-taca-portugal-cadete-4-resultsFotos: UVP/FPC