Guilherme Santos vence em Golães! Guilherme Ribeiro é o novo líder da Taça de Portugal Cadete!

Guilherme Santos (LA Alumínios / Vila Galé / Matos Cheirinhos) venceu a terceira prova da Taça de Portugal Cadete, o Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, ao fim de 67,5km com partida e chegada em Golães! O ciclista da equipa da região de Lisboa foi o mais forte no sprint final em subida, batendo Guilherme Ribeiro (Paredes / Fortunna) e o brasileiro Dimas Mota (Landeiro | KTM | Matias & Araújo), os dois principais candidatos à conquista da Taça de Portugal.

Começo rápido e difícil formação da fuga do dia

A terceira corrida Taça de Portugal Cadete presenteou os espectadores de Fafe com um belo espetáculo. O ritmo alto imposto desde cedo, com várias equipas ao ataque, fez a corrida dura e selecionou por isso o pelotão. Só ao km 36 se formou a fuga do dia, num grupo com Xavier Ferreira (Alenquer – GDM – Anipura), Gonçalo Valente (LA Aluminios / Vila Galé / Matos Cheirinhos), Leonardo Leandro (Caldas EcoSprint / E.Leclerc), Duarte Costa (Centro Ciclismo de Loulé / Matdiver / Golfejardim / Loulé Doce), Rodrigo Brito (CC Barcelos / AFF / Flynx / HM Motor / Segmento DÉpoca) e André Ribeiro (Academia Efapel de Ciclismo).

Dos ciclistas escapados, Duarte Costa era o único no top10 da Taça, na 10ª posição. O ritmo da perseguição, todavia, foi sempre elevado, e a fuga rapidamente perdeu unidades. Leonardo Leandro e Rodrigo Brito foram os primeiros dois a pagar a fatura. Os quatro que resistiam tiveram a aventura terminada a 8km do fm, quando foram alcançados por um já reduzido pelotão.

Final discutido pelos favoritos deu mudança de líder na Taça

A corrida encaminhou-se assim para a chegada na difícil colina de Golães. O ritmo do pelotão manteve-se alto, mas Filipe Tsorakidis (LA Alumínios / Vila Galé / Matos Cheirinhos) tentou o ataque a 5km do fim. A diferença nunca foi muita, mas foi já no início da subida que o pelotão alcançou Filipe, com os favoritos a ganharem alguma vantagem. Seis jovens chegaram ligeiramente destacados para o sprint, e acabaram a discutir a vitória. Guilherme Santos foi o mais forte e conquistou assim a sua primeira vitória em estrada! Guilherme Ribeiro foi segundo, e Dimas Mota terceiro.

Nas contas da geral, Guilherme Ribeiro é o novo líder, somando 175pts, mais 5pts que Dimas Mota, o anterior líder. Simão Pedrosa (Tensai / Sambiental / Santa Marta) manteve o terceiro posto, tendo agora 145pts.

O pódio da terceira Taça de Portugal Cadete com Guilherme Ribeiro, Guilherme Santos e Dimas Mota
O pódio da terceira Taça de Portugal Cadete com Guilherme Ribeiro, Guilherme Santos e Dimas Mota
Guilherme Ribeiro é o novo líder da Taça de Portugal Cadete!
Guilherme Ribeiro é o novo líder da Taça de Portugal Cadete!

Classificações

2024-taca-portugal-cadete-3-results

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock