Marta Carvalho vence 2ª Taça de Portugal Feminina em Albufeira!
Marta Carvalho (Cantabria Deporte – Rio Miera) venceu a segunda prova da Taça de Portugal Feminina, em Albufeira, ao ser a mais forte no sprint final que decidiu a corrida! Após 77km num circuito local, Marta superou a vencedora da Volta a Portugal 2023, Valeria Valgonen (Soltec Iberoamerica). As duas ganharam alguns metros sobre a concorrência após uma queda na última curva das líderes da Taça de Portugal Elite e Sub-23, Ana Caramelo e Inna Abaidullina (Matos Mobility – Flexaco).
As gerais da Taça de Portugal Feminina sofreram uma mini-revolução, mas analisemos escalão a escalão os acontecimentos do dia.
Elites
Nas Elites femininas, a vitória sorriu à ucraniana Kateryna Velychko (Matos Mobility – Flexaco), que foi a mais forte ao sprint após um dia em fuga. Velychko superou Celina Carpinteiro (CDASJ / Cyclin´Team / Município Albufeira) e Susana Freitas (Vertentability Cycling Team).
A ciclista ucraniana esteve 60km em fuga durante o dia, e foi alcançada já nos 10km finais pelo grupo das favoritas, que veio a discutir a corrida. O sprint deu-se de forma caótica, com Ana Caramelo e Inna Abaidullina a caírem na última curva. Marta Carvalho evitou a queda e saiu na frente, para bater Valeria Valgonen ao sprint. As duas, correndo na categoria Sub-23, deixaram a vitória Elite para quem chegou atrás. Velychko foi mais forte que a concorrência e conquistou a vitória.
Com o triunfo, Kateryna Velychko é a nova líder da Taça de Portugal Feminina Elite, com 75pts. Ana Caramelo foi ainda nona, e é segunda, com 52pts, enquanto Angy Ramirez (Tavira / Extremosul / SC Farense), segunda na primeira corrida e também vítima de queda, é terceira com 40pts.
Sub-23
A vitória na meta deu a Marta Carvalho o triunfo nas Sub-23! A ciclista da Rio Miera – Cantabria Deporte regressou a Portugal para alcançar o seu primeiro triunfo da temporada, e de forma contundente, ao bater a vencedora da última Volta a Portugal. Valeria Valgonen, agora com a equipa da Soltec Iberoamerica, foi segunda, e a argentina Julieta Benedetti (Maiatos) terceira.
Na geral da Taça de Portugal Feminina Sub-23, Julieta Benedetti é a nova líder, com 60pts. A argentina foi a única ciclista no pódio das duas primeiras corridas. Marta Carvalho e Inna Abaidullina seguem logo atrás, ambas com 50pts.
Juniores
Na corrida Júnior, Rita Tanganho (CDASJ / Cyclin´Team / Município Albufeira) conquistou a vitória no final de 64km, ao ser a mais forte no sprint final. A ciclista algarvia bateu Raquel Dias (Tavira / Extremosul / SC Farense) e Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling / VESAM), celebrando um grande triunfo caseiro.
Na geral da Taça, Bruna mantém a liderança, com 75pts, enquanto Rita é agora segunda, com 55pts. Emília Baía (Korpo Activo / Penacova) caiu para terceira, com 36pts.
Cadetes
Nas Cadetes, Maria Coimbra (Maiatos) conquistou a vitória que lhe havia escapado na primeira corrida ao fim de 51km. A ciclista da equipa da Maia chegou relativamente isolada, após escapar da adversária direta, Bárbara Santos (CDASJ / Cyclin´Team / Município Albufeira) já nos metros finais. O terceiro posto ficou para Daniela Silva (CDASJ / Cyclin´Team / Município Albufeira), a 20s.
Na geral da Taça, Maria é a nova líder, com 85pts, enquanto Mariana Resende (Tavira / Extremosul / SC Farense) caiu para o segundo lugar, com os mesmos 50pts. Bárbara Santos é agora terceira, com 42pts.
Fotos: Diogo Costa Photography / FPC