Iúri Leitão vence etapa 2 do GP Beiras & Serra da Estrela! Artem Nych segue de amarelo!
O sprinter português Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) venceu a segunda etapa do GP Beiras & Serra da Estrela, uma jornada de 151,7km entre Belmonte e Sabugal, batendo ao sprint o compatriota Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor Cycling Team) e o espanhol Sergi Darder (Illes Ballears Arabay Cycling)! Artem Nych (Sabgal / Anicolor Cycling Team) fechou o top10 e manteve a liderança da geral.
Começo atacado e fuga formada ao km 10
O segundo dia do GP Beiras & Serra da Estrela apresentou ao pelotão a única real chance de os sprinters vencerem. Os primeiros kms foram de alguma luta pela formação da fuga do dia, o que só aconteceu após o km 10. César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista), João Oliveira (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) e Nicolas Saenz (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) foram os homens que ousaram desafiar o pelotão.
Os três escapados conquistaram uma vantagem de 4min sobre o pelotão, com o comando da Sabgal / Anicolor. Ao km 49,3, os fugitivos disputaram o primeiro sprint intermédio do dia, no Fundão, com César Fonte a ser primeiro. Seguiu-se a terceira categoria de Alpedrinha, ao km 61, ganha por João Oliveira. As formações espanholas foram tomando conta da corrida e reduzindo a diferença. A Caja Rural – Seguros RGA era a equipa no controlo das operações, com auxílio da Illes Ballears Arabay Cycling.
Apesar da diferença, os escapados disputaram ainda o último sprint intermédio do dia, em Penamacor. César Fonte voltou a ser o mais forte. Foi já próximo dos 15km finais que o grupo se começou a partir. João Oliveira foi o primeiro a descolar, e Nicolas Saenz o segundo, cerca de 5km depois. César Fonte ficou sozinho na frente, mas acabou também alcançado a 7km da chegada.
Caja Rural dominou a chegada ao Sabugal com um ataque e um grande sprint
A Caja Rural – Seguros RGA começou a jogar as suas cartas a partir daí. À entrada para os últimos 5km, Jefferson Cepeda lançou um primeiro ataque que obrigou o pelotão a perseguir. O equatoriano foi apenas alcançado nos 2km finais, e a corrida encaminhou-se para o esperado sprint. Na ponta de velocidade, Iúri Leitão não deixou créditos por mãos alheias e confirmou a sua segunda vitória da temporada.
Nas contas da geral, Artem Nych foi décimo, e manteve a liderança para a etapa decisiva. O russo manteve a camisola verde dos pontos, assim como Luís Fernandes (Credibom / LA Alumínios Marcos Car) a da montanha. Jorge Gutierrez (Equipo Kern Pharma) segue o melhor jovem e a Sabgal / Anicolor lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: João Fonseca Photographer