Kristen Faulkner triunfa em Zaragoza! Marianne Vos é a nova líder da La Vuelta Femenina!

A americana Kristen Faulkner (EF Education – Cannondale) venceu a quarta etapa da La Vuelta Femenina, uma ligação de 142.3km entre Molina de Aragón e Zaragoza, após protagonizar um grande ataque a 6km da meta. A australiana Georgia Baker (Liv AlUla Jayco) foi segunda e a neerlandesa Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) terceira, ambas a 10s.

Ritmo elevado e vento provocam estragos no pelotão

A quarta jornada da La Vuelta Femenina começou com um ritmo alto. A 132km do fim, Idoia Eraso (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Nora Jencusova (Bepink – Bongioanni) atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. 3km depois, Eraso cedeu e foi alcançada pelo pelotão. Valerie Demay (VolkerWessels Pro Cycling Team) tentou fazer a ponte para a frente da corrida, mas não teve sucesso. A 122km do fim, Jencusova foi alcançada.

7km depois, echelons começaram a acontecer no pelotão e Demi Vollering, Niamh Fisher-Black, Marlen Reusser, Mischa Bredewold, Blanka Vas e Elena Cecchini (Team SD Worx-Protime), Marianne Vos, Riejanne Markus e Sophie von Berswordt (Team Visma | Lease a Bike), Maike van der Duin e Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing), Kristen Faulkner e Alison Jackson (EF Education – Cannondale), Georgia Baker e Silke Smulders (Liv AlUla Jayco), Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL), Erica Magnaldi (UAE Team ADQ), Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e Sheyla Gutierrez (Movistar Team) ficaram na frente da corrida.

Grupo que se formou na dianteira quando os echelons aconteceram (Foto: Cxcling Creative Agency)
Grupo que se formou na dianteira quando os echelons aconteceram (Foto: Cxcling Creative Agency)

Pelotão não conseguia reduzir a vantagem do grupo da frente

A 80km do fim, o grupo da frente tinha 1:00 de vantagem sobre o pelotão. Evita Muzic (FDJ-Suez), Gaia Realini (Lidl – Trek), Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco), Ricarda Bauerfeind (Canyon//SRAM Racing) e Liane Lippert (Movistar Team) estavam no pelotão. 6km depois, Marlen Reusser teve um problema mecânico, mas a suíça conseguiu reentrar na frente da corrida.

A 51km do fim, Elena Cecchini furou e acabou por ser alcançada pelo pelotão. 10km depois, Blanka Vas passou dificuldades, mas conseguiu manter-se na dianteira. O pelotão bem tentava, mas não conseguiu reduziu a vantagem do grupo da frente. A 30km da meta, a diferença entre a frente da corrida e o pelotão era de quase 2:00. 18km depois, no sprint intermédio do dia, Marianne Vos foi buscar 6s de bonificação. Vas conquistou 4s e Elisa Longo Borghini 2s.

Ataque decisivo de Kristen Faulkner e nova camisola vermelha

A 7km da meta, a Team SD Worx-Protime começou aos ataques, mas nenhuma das ciclistas ganhou um espaço importante. Cerca de 600 metros depois, Kristen Faulkner atacou e foi seguida por Marlen Reusser. A 6km da meta, num pequeno muro bastante explosivo, a americana acelerou e a suíça acabou por quebrar. Borghini mexeu no grupo das favoritas e foi seguida por Vollering, Niewiadoma e Vas. A italiana quase fechou o espaço para Faulkner, mas as quatro começaram a marcar-se e a americana abriu ainda mais espaço.

A cerca de 3km da meta, Vollering, Borghini, Niewiadoma e Vas foram alcançadas pelo grupo de Vos. A Team SD Worx-Protime acabou por assumir o comando do grupo e tentava alcançar Faulkner. A americana manteve o seu ritmo e regressou assim às vitórias no World Tour na etapa 4 da La Vuelta Femenina. Georgia Baker foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 2ª a 10s. Vos foi mais forte que Vas para fechar o pódio. O grupo de Muzic, Realini, Mavi, Bauernfeind e Lippert chegou a 2:01.

Daniela Campos (Eneicat-CM Team) foi 92ª a 18:33.

Marianne Vos é a nova líder da classificação geral da La Vuelta Femenina. Blanka Vas segue líder da classificação por pontos e Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) manteve a liderança da classificação da montanha. A Team SD Worx-Protime é a melhor equipa.

Marianne Vos é a nova camisola vermelha da La Vuelta Femenina (Foto: Getty Images)
Marianne Vos é a nova camisola vermelha da La Vuelta Femenina (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock