Maxim Van Gils estreia-se a vencer no World Tour na Eschborn-Frankfurt!
O belga Maxim Van Gils (Lotto Dstny) venceu a 61ª edição da Eschborn-Frankfurt, de 201km entre Eschborn e Frankfurt, batendo ao sprint o espanhol Alex Aranburu (Movistar Team) e o americano Riley Sheehan (Israel – Premier Tech).
Fácil formação da fuga do dia, mas é alcançada na 4ª subida do dia
A Eschborn-Frankfurt começou com John Degenkolb (Team DSM-Firmenich PostNL), Jacopo Mosca (Lidl – Trek) e Warre Vangheluwe (Soudal Quick-Step) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. O pelotão impôs um ritmo tranquilo e os três conseguiram uma vantagem de 7:00. A 120km do fim, Mosca teve de trocar de bicicleta e acabou por perder o contacto com o grupo da frente. 26km depois, o italiano foi alcançado pelo pelotão que estava a impor um ritmo elevado.
A 90km do fim, no Feldberg, com 8km a 5.9%, Degenkolb deixou de ter capacidade para seguir Vangheluwe e foi alcançado. 1km depois, o belga da Soudal Quick – Step também acabou por ser alcançado. A 85km do fim, no topo da subida, Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe) atacou, mas foi de imediato marcado por Jan Christen (UAE Team Emirates).
Vários ataques no reduzido pelotão antes da última subida do dia
3km depois, Roger Adria (Bora – Hansgrohe) saiu do pelotão e conseguiu uma ligeira vantagem. A 79km do fim, Ben Healy (EF Education – EasyPost) e Sjoerd Bax (UAE Team Emirates) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o espanhol. 4km depois, Giulio Ciccone (Lidl – Trek), Luca Vergallito (Alpecin – Deceuninck) e Darren Rafferty (EF Education – EasyPost) também se juntaram ao grupo da frente.
Logo a seguir, o grupo foi alcançado e Rafferty voltou a mexer. O irlandês conseguiu isolar-se, mas foi alcançado a 69km do fim. 1km depois, Healy e Buchmann saltaram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem. Os dois ainda resistiram durante alguns kms, mas acabaram por ser alcançados a 55km do fim. 10km depois, mais ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.
Jan Christen tenta a sua sorte de longe
A 36km da meta, na última subida do dia, o Mammolshain, com 2.4km a 7.7%, o ritmo no pelotão era elevado e alguns ciclistas perdiam o contacto. Jan Christen acabou por atacar e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Ninguém estava a querer colaborar no reduzido pelotão para alcançar o suíço que conseguiu assim aumentar a sua vantagem. Poucos kms depois, alguns ciclistas que acabaram por ceder na subida, conseguiram reentrar no pelotão.
A 20km da meta, a Alpecin – Deceuninck e a Lidl – Trek comandavam o pelotão que estava a 20s de Christen. Algumas vezes, o pelotão parecia que estava perto de alcançar o suíço, mas acabava por baixar o ritmo e fazia com que Christen voltasse a aumentar a sua vantagem. 15km depois, a diferença entre o suíço e o pelotão era de apenas 10s.
Christen alcançado e corrida é decidida ao sprint
A 4km da meta, Derek Gee (Israel – Premier Tech) fez um grande trabalho na frente do pelotão e fez com que Christen fosse alcançado 1km depois. Nos metros finais, a EF Education – EasyPost assumiu o comando do grupo. Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) lançou o sprint final com Alex Aranburu na sua roda. Maxim Van Gils não tinha ninguém para o ajudar, mas posicionou-se muito bem e agarrou a roda do espanhol.
Nos últimos metros, Van Gils e Aranburu facilmente passaram o jovem britânico. O belga conseguiu ser mais forte que espanhol para se estrear assim a vencer no World Tour na Eschborn-Frankfurt. Riley Sheehan não estava bem colocado, mas acabou por fazer um grande sprint. O americano conseguiu passar Nerurkar para conseguir assim o seu primeiro pódio no World Tour. Roger Adria fechou o top5. Thibau Nys (Lidl – Trek) parece não ter tido pernas para o sprint e foi apenas 13º. Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) estava no grupo, mas acabou por estar ao serviço de Soren Kragh Andersen, e foi 32º.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images