Poderá a melhor da história voltar a vestir de vermelho na La Vuelta Femenina?
A La Vuelta Femenina segue hoje para a sua segunda etapa, com um dia destinado às sprinters, mas que pode ser traiçoeiro. Após um contrarrelógio coletivo que causou muito poucas diferenças, são as mulheres rápidas que têm chance de triunfar. A Visma | Lease a Bike tem em Marianne Vos a grande favorita para o dia, e a neerlandesa quererá vestir a camisola vermelha, que hoje saiu no corpo de Gaia Realini, da Lidl – Trek. A jovem italiana foi a primeira da sua equipa a cruzar a meta, e é por isso a líder.
O Perfil
A segunda etapa da La Vuelta Femenina conta com 118,3km entre Buñol e Moncofa. O dia será quase sempre plano, com a exceção da terceira categoria ao Puerto de l’Oronet, a menos de 40km do fim. Contando com 5,9km a 4,3%, a subida pode ser decisiva, e eliminar algumas das candidatas ao sprint. Deveremos ver a Visma | Lease a Bike a tomar conta das operações, para que Marianne Vos tenha mais chances de vencer. Após a subida, destaca-se apenas o sprint intermédio de Alfara de la Baronia, a 27km do fim.
Os últimos kms são bastante técnicos, e o posicionamento será fundamental. A cerca de 4km do fim, o pelotão entrará num nó, com duas curvas bastante complexas. A partir daí, seguem-se duas rotundas em frente, e depois uma curva à direita e outra à esquerda. Cerca de 1km depois, surge um novo S, mas com uma curva à esquerda e uma rotunda à direita. A partir daí, o trajeto é reto até à meta, mas o pelotão deverá estar muito alongado, e as quedas poderão acontecer.
O perfil da etapa 2 da La Vuelta Feminina
As Favoritas
A melhor ciclista da história, Marianne Vos, é a principal favorita à vitória. A sua equipa deverá surgir na subida para tentar eliminar as principais adversárias, e dar assim mais chances de vencer à neerlandesa. Vos já vestiu de vermelho na La Vuelta Femenina em 2023, e também após o contrarrelógio coletivo, o que pode repetir este ano. Já com três vitórias no palmarés, Vos quererá certamente dar continuidade ao bom início de época e somar mais um triunfo.
Charlotte Kool (Team dsm-firmenich PostNL) é a principal adversária de Vos. Dona de um dos mais potentes sprints do pelotão, Kool tem uma grande chance de se estrear a vencer em 2024. A camisola vermelha já está a mais de 2min de distância, mas Kool quererá discutir a camisola verde dos pontos. Vittoria Guazzini (FDJ – Suez) começou o ano em grande forma. A italiana tem também uma excelente ponta final, e capacidade para superar a subida do dia. Por isso, devemos vê-la na discussão por um lugar no top3.
Georgia Baker será a principal carta da Liv Alula Jayco para o final de hoje. A australiana pode sentir dificuldades na subida, mas deve ser uma das candidatas a vencer no sprint final. Também Lily Williams (Human Powered Health) se encontra numa posição semelhante. A americana pode sentir dificuldades a subir, mas tem um forte sprint que pode lutar pelo pódio do dia. Já Thalita de Jong (Lotto Dstny) é uma das fortes candidatas que melhor sobe. A belga está numa grande forma, que pode dar-lhe um excelente resultado.
Blanka Vas deverá ser a carta da Team SD Worx – Protime. A Campeã Mundial Sub-23 tem vantagem com a presença da subida e um final técnico, e deveremos vê-la lutar pelos primeiros lugares. Maggie Coles-Lyster (Roland) e Valentina Basilico (Eneicat – CM Team) são duas ciclistas que começaram bem o ano, e que deverão fechar no top10, se conseguirem passar a subida. Rachele Barbieri (Team dsm-firmenich PostNL) será a lançadora de Charlotte Kool. A italiana é também uma grande sprinter, e pode lutar pelas primeiras posições apesar do seu papel no comboio.
Nota ainda para Maike van der Duin (Canyon//SRAM Racing), Anna Henderson (Visma | Lease a Bike), Laura Tomasi (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi), Tamara Dronova (Roland), Daniela Campos (Eneicat – CM Team) e Alison Jackson (EF Education – Cannondale), todas candidatas a fechar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos
⭐⭐⭐⭐ Charlotte Kool e Vittoria Guazzini
⭐⭐⭐ Georgia Baker, Thalita de Jong e Lily Williams
⭐⭐ Blanka Vas, Rachele Barbieri, Maggie Coles-Lyster e Valentina Basilico
⭐Maike van der Duin, Anna Henderson, Laura Tomasi, Tamara Dronova, Daniela Campos e Alison Jackson
Presença Portuguesa
Daniela Campos é a única ciclista portuguesa presente na La Vuelta Femenina, pela Eneicat – CM Team, com o dorsal #173.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2, a partir das 14h30.
Foto de Capa: Cor Vos