Marta Lach regressa aos triunfos na Ceratizit Festival Elsy Jacobs à Garnich!
A polaca Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling) venceu a Ceratizit Festival Elsy Jacobs à Garnich, uma clássica de 112.4km com partida e chegada em Garnich, batendo ao sprint a campeã luxemburguesa Christine Majerus (Team SD Worx-Protime) e a norueguesa Katrine Aalerud (Uno-X Mobility).
Vento a ter impacto na corrida e ataque a descer decide a corrida
A Ceratizit Festival Elsy Jacobs à Garnich começou com um ritmo alto e nenhuma ciclista tentava sair do grupo. O vento estava forte e isto podia aumentar a probabilidade de existirem echelons e seria mais difícil a formação da fuga do dia. A cerca de 73km do fim, Team SD Worx-Protime, a Uno-X Mobility e a Ceratizit-WNT Pro Cycling aceleraram e provocaram vários cortes no pelotão. O grupo principal acabou por ficar com cerca de 30 ciclistas.
A 54.5km da meta, Marie Schreiber (Team SD Worx-Protime) acelerou numa descida e foi seguida por Christine Majerus, Katrine Aalerud e Marte Edseth (Uno-X Mobility). Marta Lach viu que este grupo era perigoso e atacou, conseguindo fazer a ponte 1.5km depois. As cinco estavam a colaborar muito bem e, km após km, aumentavam a vantagem sobre as perseguidoras.
Schreiber cede, Uno-X Mobility ataca, mas vitória é decidida ao sprint
A 35km da meta, Schreiber perdeu o contacto com o grupo da frente que tinha cerca de 1:10 de vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, Schreiber foi alcançada. A 28km da meta, o pelotão partiu novamente e um grupo de 15 ciclistas tentavam fazer a ponte para o quarteto da frente. 11km depois, Aalerud tentou isolar-se, mas foi de imediato marcada por Lach e Majerus. A 13km da meta, Alice Arzuffi (Ceratizit-WNT Pro Cycling) saiu do grupo perseguidor e tentava a solo chegar à frente da corrida.
A 8km da meta, na frente da corrida ataques começaram a acontecer. Aalerud e Edseth atacavam uma de cada vez, mas todas as vezes que mexeram, Lach e Majerus tiveram capacidade para fechar o espaço. Com a dupla da Uno-X Mobility a não conseguir fazer diferenças, a corrida acabou por ser decidida ao sprint. Lach lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada na Ceratizit Festival Elsy Jacobs à Garnich. Majerus foi mais forte que Aalerud para ser 2ª. Edseth foi 4ª a 7s e Arzuffi fechou o top5 a 39s.
A portuguesa Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother UK) conseguiu terminar a corrida e foi 80ª a 10:01.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Bart Hazen